Torres Vedras

Agenda

Biblioteca Humana

Histórias de Resistência

Até 29 de março 2023 | 18h30

Formação Biblioteca humana

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Livros - M/18; Leitores - M/16

Resistir nem sempre é um dever. Nem deveria ser. Resistir é algo que vem de dentro, das nossas profundezas. É um pulso mais forte que bombeia todas as nossas artérias do corpo e da alma. Resistimos porque vivemos. Porque o nosso instinto amadureceu ao longo de milénios de evolução humana. Resistir é ser, na realidade. Resistimos à dor, ao sofrimento, à violência, à opressão, à doença, à solidão, à morte…resistimos às vezes contra a felicidade e à abundância! Vejam só o quão forte em nós é resistir. As Bibliotecas Humanas voltam para resistir ao silêncio das histórias contadas. Voltam e trazem a vontade de transformar a resistência em resiliência, através dos livros que se querem entregar ao mundo. Em cada história que se conta e se escuta, há sempre uma ponte que se cria e novos caminhos se abrem para a transformação. A compaixão e a empatia são a resistência contra o julgamento e o preconceito. E a resiliência é trazer a todos os novos dias esta prática interna. Procuramos vidas de resistência que queiram partilhar a sua resiliência com o "outro".

São 4 sessões de trabalho (29 de março, 5, 12 e 19 de abril), onde reescrevemos a nossa história para ser partilhada. Na 5ª sessão, abrimos as histórias ao mundo.

 

Metodologia

O método para trabalho será através da escrita criativa e dinâmicas de storytelling. Será proposto aos participantes um trabalho maioritariamente individual, e algumas dinâmicas de grupo.


Dinamização: Salomé Abreu

Info e inscrições: sararodrigues@cm-tvedras.pt  (data limite de inscrição para livros: 24 de março. Data limite de inscrição para leitores: 26 de abril)



Atividade Gratuita


Lotação: 12

Última atualização: 13.03.2023 - 16:20 horas
voltar ao topo ↑