Torres Vedras

Agenda

Mater Dei

Concerto de Ano Novo

Até 15 de janeiro 2023 | 16h30

Música Mater Dei

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, mais uma edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras. Nesta 7ª edição, o primeiro concerto oferece-nos um programa de obras para Canto e Órgão, sob o título "MATER DEI”.

“Desde sempre, a figura de Nossa Senhora tem assumido um papel fundamental na Igreja Católica. Vários textos marianos são caracterizados pela sua beleza, intimidade e maternidade que todo o crente contempla e com os quais se identifica.

Também na música, ao longo dos séculos, vários compositores têm dedicado as suas composições à oração Mariana. O texto Avé Maria gratia plena ou Salve Regina, pela sua profundidade espiritual, são dois excelentes exemplos de palavra em música, sendo inúmeras as composições musicais dedicadas a textos como estes.

O presente programa, abordando a estética musical do século XIX, dá a conhecer o ambiente litúrgico mariano, sobretudo em França, Alemanha e países de leste.

Numa simbiose perfeita entre a imagem de Maria, o espaço sagrado e um compromisso entre o passado e o presente, autores como Fauré, Gounod, Saint-Saëns ou Rheinberger serão imortalizados neste concerto pela excelência e monumentalidade das suas composições.” Daniel Oliveira, diretor artístico

Programa

Franz Schubert (1797- 1828)
Avé Maria

Antonio Vivaldi (1678- 1741)
Duetto "Esurientes" do Magnificat

Francisco Correa de Arauxo (1584-1654)
Glosas sobre la Immaculada Concepcion

Giacomo Finetti (1580- 1631)
Beata es Virgo Maria

Camille Saint- Saëns (1836- 1921)
Avé Maria

Johann Pachelbel (1653- 1706)
Magnificat Primi toni

Léo Delibes (1836-1891)
Avé Maris Stella

Nicolas Lebègue (1631- 1802)
Plein Jeu sur le Magnificat

Charles Gounod (1818- 1893)
Avé Maria
Tota Pulchra
Regina Coeli

 

Mosaico Espiritual
Patrycja Gabrel, Soprano
Carolina Figueiredo, Mezzo Soprano
Daniel Oliveira, Órgão





Atividade Gratuita


A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, a sétima edição do Ciclo de Órgão.

O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 4 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em março, todas das segundas-feiras, pela hora do almoço, teremos os habituais mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta composta por peças musicais muito diversificadas.

Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.

 

 

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Santa Casa da Misericórdia
Parcerias: Patriarcado de Lisboa, Paróquias de Torres vedras, Cultur' Canto- Associação Cultural

Última atualização: 09.01.2023 - 17:07 horas
voltar ao topo ↑