Torres Vedras

Agenda

Plantação de árvores autóctones na propriedade municipal “Casal Ventoso”

Até 26 de novembro 2022 | 09h30 às 13h00

Evento plantação de árvores

Evento já ocorrido

Local: Baldio do Casal Ventoso (pinhal do karting) , Santa Cruz

No dia 26 de novembro, pelas 9h30, a Câmara Municipal de Torres Vedras com a colaboração do agrupamento de Escuteiros da Ventosa e da população em geral, irá realizar a plantação de árvores autóctones, dando início ao "Projeto de Rearborização do Baldio do Casal Ventoso", espaço vulgarmente conhecido como “Pinhal do Karting”, localizado junto à localidade de Santa Cruz.

O projeto prevê a manutenção da vegetação autóctone presente, a remoção e controlo de espécies exóticas invasoras lenhosas (acácias) e a rearborização de terrenos com espécies autóctones, nomeadamente pinheiros mansos e pinheiros bravos, que melhor se adaptam às caraterísticas do terreno e do clima local.

Esta intervenção visa fomentar o combate às alterações climáticas diminuindo as condições para a proliferação de incêndios ao nível local pela regeneração do coberto vegetal através da introdução de espécies autóctones com menor carga combustível. Por outro lado, pretende fomentar a fruição e utilização daqueles terrenos pela população ao criar uma zona arbórea com a proliferação de zonas de sombra que potencia a sua utilização para caminhadas, atividades lúdicas, e criação de zonas de lazer.

Esta iniciativa tem como objetivo envolver os participantes na preservação das áreas florestais e sensibilizar a comunidade empresarial para a importância da floresta.

Info: 261 320 769 | 261 320 731 | gtf@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


No âmbito do Movimento Plantar Portugal, a Câmara Municipal de Torres Vedras irá participar na 13ª edição da Reflorestação Nacional, uma iniciativa que se realiza todos anos por altura da celebração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).

A presente edição irá decorrer entre 15 e 30 de novembro e durante este período gostaríamos que os cidadãos, escolas e freguesias se unissem para Plantar Portugal, dedicando um dia à reflorestação e à defesa e promoção das espécies autóctones.

Publicado: 03.11.2022 - 15:16 horas
voltar ao topo ↑