Torres Vedras

Agenda

Rasto

Até 9 de setembro 2022 | 22h00 às 22h45

Multidisciplinar Erva Daninha

Evento já ocorrido

Local: Largo Jaime Batista da Costa, Santa Cruz
Destinatários: M/3

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

Uma pausa numa longa viagem. Um momento de paisagens diversas, contrastes, mistura de realidades e sentidos. A máquina agrícola ganha vida própria, ruge, dança na arena. Os homens todo-o-terreno revelam a sua fragilidade, a força, procuram o equilíbrio. Juntos alteram a natureza, lavram terras, semeiam caminhos, colhem lugares, deixam rasto.

Um projeto que procura abordar a condição frágil da humanidade, a sua intervenção no processo de transformação dos territórios, o mosaico de paisagens e culturas, o lado industrial dessa superação da natureza. Uma pesquisa sobre dicotomias, o rural e o urbano, o velho e o novo, as tradições e contradições, o definitivo e o efémero, o natural e o artificial.

Um novo espetáculo para espaço público. Uma pesquisa que coloca os corpos e um trator em diálogo através das técnicas de circo. Acrobacia, manipulação de objetos, a relação do corpo no espaço e com a máquina.

Uma investigação sobre a força, o arrastar, o sentido e a direção de quem puxa ou é puxado. A máquina, o sistema, o poder versus o homem, a fragilidade e controlo. O trator e o seu tempo, lento e forte em oposição à sociedade atual rápida e frágil.

Ficha artística
Direção artística e conceção plástica:
Julieta Guimarães e Vasco Gomes
Interpretação: Daniel Seabra e Vasco Gomes
Composição sonora: David Valente
Sonoplastia: Vasco Gomes
Produção: Teresa Camarinha
Apoio residência permanente: Teatro Municipal do Porto
Coprodução: Teatro Nacional São João e Festival Imaginarius
Apoio: República Portuguesa - Cultura e Direção Geral das Artes

Companhia Erva Daninha
A Companhia Erva Daninha tem como missão a criação de circo contemporâneo explorando o diálogo entre diferentes expressões das artes performativas. Surge em 2006 e rapidamente centra o trabalho na investigação de novas formas de fazer e apresentar circo, procurando elevar o virtuosismo a uma forma de comunicação de ideias e emoções.

A criação artística é o foco da Companhia contando com vários espetáculos para palco, espaço alternativo e espaço público que agregam profissionais do circo, teatro, dança, música, entre outros. Um cruzamento de pessoas e disciplinas que tornam este circo particular, laboratorial, subversivo e provocador, inspirado na vida real.

A Erva Daninha tem-se dedicado também à formação e programação. Organiza em 2013 Corrente Alterna em coprodução com Teatro Nacional São João, desde 2016 o Trengo festival de circo do Porto em coprodução com Porto Lazer e Teatro Municipal do Porto e a partir de 2018 Mostra Estufa em coprodução com Teatro Municipal do Porto.

É desde 2015 estrutura em residência no Teatro Campo Alegre no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto (Teatro Municipal do Porto/Camara Municipal do Porto). A partir de 2018 conta com o apoio sustentado da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes.

Info: 261 320 760 | cultura@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Publicado: 13.05.2022 - 12:25 horas
voltar ao topo ↑