Torres Vedras

Agenda

Floresta

Valdevinos Teatro Marionetas

Até 2 de setembro 2022 | 21h30 às 22h15

Teatro infantojuvenil Floresta

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca de Praia de Santa Cruz
Destinatários: M/4 anos

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

Silvestre é o Guarda da Floresta Fabulosa. Todos estão muito gratos, pois sabem que com ele se encontram em segurança. Mas um dia, Silvestre recebe uma carta de demissão, do Ministério das Profissões em Extinção. E agora? O que fazer para que todos os que vivem na floresta se mantenham protegidos?

Floresta é uma narração fabulística em que os personagens, habitantes da floresta, sustentam um diálogo entre si e que se prende com a história de vida de cada um, na luta pela sobrevivência.

Foca a importância da floresta e dos animais que nela vivem e como podemos viver em harmonia com tudo e todos, respeitando o que é demais importante no nosso planeta a Natureza.

Este espetáculo pretende contribuir para a aproximação das crianças à natureza, despertando por um lado um conhecimento mais profundo ao espaço natura e por outro sensibilizar para o respeito pelas florestas.



Ficha artística
Autoria: Fernando Cunha
Encenação: Fernando Cunha
Música: original Norma Carvalho
Atores: Ana Peres e Fernando Cunha Marionetas
Adereços e figurinos: Ana Pinto Cenografia Ana Pinto e Fernando Cunha
Técnico som: José Quevedo Design Gráfico/Web Norma Carvalho
Fotografia: Ricardo Reis
Produção: Ana Pinto

Valdevinos Teatro Marionetas
Apesar das novas tecnologias se imporem à velocidade de uma estrela cadente, nada sobrepõe o imaginário de uma criança. E é para elas, as crianças que desde 1997 lhes dedicamos o nosso trabalho. Em Sintra começámos e em Sintra continuamos, onde a realidade urbana e rural se tocam e se tornam um desafio aliciante. Ao longo destes anos, partilhados com muitos companheiros e apoiados por aqueles que acreditam em nós, estes Valdevinos têm seguido um percurso natural, aprendendo, ensinando, divertindo...levámos a cena muitos textos, alguns originais, outros tantos de autores portugueses como António Pedro, António Torrado, Catarina Sobral, Jorge Salgueiro, José Gomes Ferreira, Alice Vieira, José Jorge Letria, Luis Vaz de Camões, Margarida Botelho, Susana Cardoso Ferreira e ainda uma mão cheia de clássicos da literatura infantil, Charles Perrault, Irmãos Grimm ou Miguel Cervantes. Procuramos abordar diversas temáticas e técnicas, utilizar vários materiais, acolher todas as ideias e gostamos de levar o nosso teatro a todos os lugares, não só em sítios fixos, mas sobretudo em regime de itinerância em escolas, bibliotecas, praias, feiras ou locais que, pela sua especificidade, se adequem ao espírito mágico que o espectáculo de marionetas, sem dúvida, tem capacidade de propor, valorizando e fomentando o gosto por esta arte. Em Março 2015 inaugurámos a Casa da Marioneta de Sintra. Este espaço promove uma maior ligação à comunidade, ao universo temático (sensibilização ambiental, gosto pelo livro e leitura, entre outros) e ao espólio da companhia, através de actividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos. Pretendemos desenvolver o gosto e o respeito por esta arte, criando experiências gratificantes que fomentem visitas regulares, numa perspectiva de educação não-formal, que contribuam para a valorização do património cultural e integração social. Organizamos em 2017 e 2019 a MIMMOS-Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos de Sintra e em 2021 a 1ª edição É Só Palheta-Encontro de Teatro Dom Roberto.

Inscrições: 261 933 543 ou bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Lotação: 40

Última atualização: 28.06.2022 - 14:34 horas
voltar ao topo ↑