Torres Vedras

Agenda

Heróides – Clube do Livro Feminista

As Novas Cartas Portuguesas, de Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno

Até 21 de maio 2022 | 12h00 às 16h00

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Claustros do Convento de Nossa Senhora da Graça e Museu Municipal Leonel Trindade

Esta atividade integra o(s) programa Torres Vedras - Cidade dos Livros | Histórias de Resistência

As Heróides - Clube do Livro Feminista iniciaram em janeiro de 2020, desafiando a leitura de um livro diferente por mês.

No último sábado de cada mês, realizam-se encontros online para se conversar sobre e a partir desses livros. São sessões informais, em que há lugar para não se gostar daquela leitura, para não se perceber certa palavra, para se fazer perguntas e não se encontrar respostas. Contamos já com dezasseis sessões, e centenas de pessoas que participam assiduamente em cada mês. Agora será a primeira vez que esta comunidade de leitura se encontra presencialmente, num encontro mais longo, em que iremos ler trechos de As Novas Cartas Portuguesas em voz alta, e conversar demoradamente entre chá, café e bolos, num lanche partilhado. 

Outras informações: Pede-se que todas as pessoas que queiram participar tragam a sua garrafa de água, chapéu, protetor solar, bem como um lanche para partilhar. Podem trazer também uma pequena manta, ou uma almofada. 

É ainda disponibilizada gratuitamente uma atividade de serviço educativo para as crianças (dos 5 aos 16 anos) durante o horário da sessão. 

 

Sara Barros Leitão
Atriz e encenadora portuguesa premiada.  Em 2020, ganhou a primeira edição do Prémio Revelação Ageas/Teatro Nacional D. Maria II.

Formou-se em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Começou a sua carreira na série Morangos com Açúcar onde interpretou o papel de Jennifer Brown. Foi, depois, convidada para integrar o elenco de Olhos nos Olhos, uma novela da TVI, e mais tarde participa na novela, Sentimentos protagonizando o papel de Rute Dias. Em Teatro destacam-se as peças Romeu e Julieta, de William Shakespeare, encenada por Eduardo Alonso e produzida pelo Teatro do Bolhão,Punk Rock, de Simon Stephens, encenada por Victor Hugo Pontes e produzida pelo Teatro do Bolhão; e Flores para Mim, de Abel Neves, encenada por Natália Luíza e produzida pelo Teatro Meridional.

Em cinema participa em mais de uma dezena de curtas-metragens entre as quais Weakest Part de Bernardo Gomes de Almeida, vencedora de uma Menção Honrosa no Festival de Curtas Metragens de Faro em 2011 e Manifesto dos Danados de João Niza Ribeiro. Faz regularmente dobragens de séries juvenis e desenhos animados para o Canal Panda, Panda Bigs e RTP2 com a produtora SomNorte. Participou recentemente na série I Love It da TVI no papel de Cristina Moás e em Água de Mar, da RTP, no papel de Constança Assis.

No ano de 2015 destaca-se a participação no espetáculo NEVA encenado por João Reis e apresentado no Teatro Carlos Alberto (Porto) e no Teatro São Luiz (Lisboa).

Apesar de acreditar que o teatro não são só palavras, a literatura assume um papel fundamental na sua vida. Neste momento, desdobra-se entre o trabalho como atriz, a direção artística da Carruagem – Tráfego de Ideias e a licenciatura em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

Dinamização: Andreia Nascimento e Sara Barros Leitão
Produção: Cassandra
Inscrições: tvedras.pt/4tihz
Nº de participantes: 100


Atividade Gratuita


Última atualização: 02.05.2022 - 15:17 horas
voltar ao topo ↑