Torres Vedras

Agenda

Não pises os desenhos

Exposição de ilustração de Madalena Matoso

Até 26 de março 2022

Exposição Não pises os desenhos

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Nesta exposição poderá ver os originais das ilustrações criadas para três livros do Planeta Tangerina e ficar a conhecer alguns passos do processo de cada um destes livros.

"Para que serve?" (2020, texto de José Maria Vieira Mendes), "O gnu e o texugo" (2020, texto de Ana Pessoa) e "Como ver coisas invisíveis" (2021, texto de Isabel Minhós Martins).

O Planeta Tangerina é um coletivo de autores e uma editora de livros ilustrados que procura ser um lugar de descoberta e um ponto de encontro entre textos, desenhos e leitores de diferentes idades.

No Planeta Tangerina andamos há alguns anos a experimentar diferentes formas de fazer livros. 

Quando entramos na casa do Planeta Tangerina, passamos por uma garagem onde há vários metros cúbicos de livros à espera de irem para as livrarias (e caixotes, envelopes, fio e fita-cola), subimos por uma escada onde há livros empilhados, saímos por outra porta onde há um quintal. Nesse quintal há uma casa de madeira onde fazemos almoços e reuniões. Se está muito calor, almoçamos na rua. Podemos voltar às escadas onde há livros empilhados e continuar a subir até a um patamar que dá acesso a uma sala onde há mesas, computadores, pessoas a trabalhar, cartazes, fotografias, textos e prateleiras com mais livros. Passamos essa sala e temos três opções: a casa-de-banho em frente e mais duas salas de trabalho, uma de cada lado. Se recuarmos até ao patamar, podemos continuar a subir até ao sótão ou, virar à direita, e ir até à cozinha. Por todo o lado há livros e desenhos. Há desenhos nas paredes, em pastas, em cima das mesas em cima uns dos outros, e, às vezes, no chão. Foi na sala da Isabel Minhós Martins que ouvi uma vez dizer “Cuidado, não pises os desenhos”.


Madalena Matoso
Nasceu em Lisboa em 1974. É ilustradora. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e uma pós-graduação em design gráfico editorial pela Universidade de Barcelona.

Em 1999, criou o Planeta Tangerina com três amigos. O Planeta Tangerina começou por ser um estúdio de criação de conteúdos, ilustração e design gráfico e em 2004 iniciou um projeto de edição.

Tem trabalhado na ilustração de vários livros entre eles "Quando eu nasci", "Livro clap","Montanhas" e "Cá Dentro".

Os livros que ilustrou estão publicados em várias línguas entre elas espanhol, catalão, inglês, italiano, polaco, checo, ucraniano, russo, coreano, chinês etc.

Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; Prémio Livro Infantil Amadora BD em 2008 e 2011.

Inauguração: 16h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 10.01.2022 - 17:05 horas
voltar ao topo ↑