Torres Vedras

Agenda

LU.GAR.CONTADO – Tradição oral, um património vivo

Sessões de contação com Ana Sofia Paiva, António Fontinha e Cristina Taquelim

Até 22 de setembro 2021 | 17h30

Leitura LU.GAR.CONTADO – Tradição oral, um património vivo

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12

Os contos divertem, encantam e ensinam gerações desde o alvorecer da humanidade. Contos que nos parecem inventados ontem são, afinal, companheiros centenários de serões passados em redor do fogo. A partir de seis contos tradicionais, três narradores incontornáveis oferecem-nos uma viagem a este mundo fabuloso: Cristina Taquelim, António Fontinha e Ana Sofia Paiva.

LU.GAR.CONTADO é uma iniciativa da Memória Imaterial CRL, uma cooperativa cultural que se dedica ao estudo e inventariação de manifestações do Património Cultural Imaterial desde 2006.

Com o apoio da DGARTES e do Município de Torres Vedras apresenta esta sessão de narração oral que serve de apresentação à exposição LU.GAR.CONTADO - Tradição Oral, um património vivo, que pode ser visitada na Fábrica das Histórias-Casa Jaime Umbelino, entre 22 de setembro e 30 de outubro. 

Narradores

Cristina Taquelim
Nasceu em Lagos em 1964. Licenciou-se em Psicologia Educacional e fez Pós-Graduação em Ciências Documentais. É Mediadora de Leitura e Técnica assessora da Administração Local na Biblioteca Municipal de Beja, onde é responsável, a par dos projetos continuados de mediação da leitura, pelos programas de Narração Oral na Biblioteca, as Palavras Andarilhas e as Mil e Uma Noites Mil e uma Histórias. Figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e dinamizado oficinas nesta área. Desenvolve desde 1995 actividade como narradora, tendo trabalhando com públicos de todas as idades e participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina.

 

Ana Sofia Paiva
Nasceu em Lisboa em 1981. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve. Paralelamente ao seu trabalho de atriz, dedica-se desde 2007 à narração de contos, dentro e fora de Portugal. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo.

Das palavras faz ofício. Quem a conhece, sabe que o sorriso é fácil e as histórias são uma das suas magias, muitas delas começadas de olhos fechados, a sentir de dentro para fora. A Ana Sofia Paiva é tudo e nada; tudo, porque cabem-lhe nos pensamentos e na criatividade “todos os sonhos do mundo”, como escreve o poeta que mais adora; E nada, porque precisa de “desligar” de vez em quando, de amadurecer as suas histórias e ideias.

António Fontinha 
António Fontinha nasceu em Lisboa, em 1966, e viveu em Angola até 1974. Concluiu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1985/86), trabalhou como ator em diversas produções e em 1992 começou a contar histórias no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô. É um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal e vive exclusivamente de contar histórias desde 1995. Dinamizou milhares de sessões de contos e trabalhou para os mais diversos públicos por todo o país. Fora de Portugal contou em Espanha, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, França, Argentina e Bélgica.

A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela, em 1997 e os Contos Tradicionais da Região do Entre Douro e Vouga pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, em 2006.

 Info e inscrições: 261 320 738 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Publicado: 13.08.2021 - 13:02 horas
voltar ao topo ↑