Torres Vedras

Agenda

Carnaval desenhado

Até 16 de março 2022

Exposição Carnaval desenhado

Evento já ocorrido

Local: Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Carnaval Desenhado é a primeira mostra temporária do Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras.

Cumprindo um dos objetivos do CAC, a mostra “faz pontes” entre diferentes áreas do conhecimento e expressão humana, exemplificando a correlação da diversidade e transdisciplinaridade das artes que confluem para a expressão qualitativa carnavalesca.

Para isso, Carnaval Desenhado recorre a uma abordagem cruzada dos universos artísticos humorístico-satíricos do Carnaval de Torres Vedras e do desenho caricatural, nas suas diferentes variantes.

A escultura satírica e a caricatura (cartune) têm em comum vários princípios: o desenho, ponto de partida desta exposição e ferramenta de trabalho dos autores aqui apresentados, e a sátira, a ironia, a caricatura, mesmo que de homenagem. Expressadas especificamente para e no carnaval ou levando-nos a pensar no “carnaval da vida e da sociedade”, estas obras não são "inócuas e bem-comportadas”, antes opiniões vincadas de quem as produz.

Através do processo criativo das obras de seis autores, é possível conhecer como escultores e cartunistas de renome mundial desenvolvem o seu trabalho — da ideia resultante da inspiração no quotidiano coletivo e objetivos da mensagem até ao objeto artístico final.

Tudo começa com o desenho — o instrumento que ilustra aquilo que nos fará rir e refletir — numa abordagem que cruza universos artísticos humorístico-satíricos formalizados de modos diferentes, mas unificados pelo desenho caricatural.


Atividade Gratuita


Última atualização: 03.02.2022 - 16:04 horas
voltar ao topo ↑