Torres Vedras

Agenda

Encontro de Agentes Desportivos - A Ética no Desporto

Até 25 de janeiro | 09h00 às 17h30

Formação Encontro de Agentes Desportivos - A Ética no Desporto

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Dirigentes desportivos, treinadores, professores e outros agentes desportivos

A atividade física e desportiva deve realizar-se em harmonia com os princípios da Ética Desportiva, a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação entre outros, e assim contribuir para a formação e desenvolvimento integral do cidadão, para o exercício da cidadania, para a diversidade e para a inclusão social.

Neste encontro de agentes desportivos, que junta um conjunto de especialistas nesta temática, serão apresentados casos práticos de iniciativas de promoção da Ética Desportiva, procurando estimular os agentes desportivos locais e refletir sobre a sua importância e envolvimento na sua promoção.

No decorrer do encontro será apresentado o Programa Municipal de Promoção da Ética Desportiva.


Nota: Ação Certificada pelo IPDJ com 1.0 unidade de crédito



Programa 

09h00 - 09h30 | Abertura do secretariado e receção dos participantes

09h30 - 10h00 | Sessão de abertura

- Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
- Carlos Manuel Pereira, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude

10h00 - 10h30 | Programa Municipal de Formação de Agentes Desportivos e Programa Municipal de Promoção da Ética Desportiva
- César Costa, Câmara Municipal de Torres Vedras

10h30 - 11h00 | Intervalo

11h00 - 11h30 | Plano Nacional de Ética no Desporto
- José Lima, PNED

11h30 - 11h50 | Boas Práticas na Ética do Desporto
- Sérgio Galvão, Associação de Educação Física e Desportiva

11h50 - 12h10 | Escola Pais Parceiros: Nutra-se, mentalize-se e eduque com ética
- Rui Moura, SCU Torreense 

12h10 - 12h30 | Debate
- Moderador: Luís Cristovão

12h30 - 14h30 | Almoço

14h30 - 15h00 | Ética: o clube e o envolvimento parental
- Vítor Santos, embaixador PNED

15h00 - 15h30 | O papel do treinador no desenvolvimento ético dos seus atletas
- André Carvalho, PNED

15h30 - 16h00 | Intervalo

16h00 - 16h45 | Mais do que vencer, Vem Ser
- Fernando Santos, Muda o Teu Jogo

16h45 - 17h00 | Debate
- Moderador: Rodrigo Ramalho

17h00 - 17h30 | Encerramento
- Laura Rodrigues, vice-presidente e vereadora da Educação e Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras



Notas Biográficas

César Costa
Licenciado em Ciências do Desporto. Menção Gestão do Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana, foi presidente do Concelho de Administração da Promotorres EM. É Técnico Superior na Área da Atividade Física, na Câmara Municipal de Torres Vedras.

 

José Lima
Licenciado em Teologia e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, na área do jogo, pela Universidade Complutense de Madrid, fez especialização em Filosofia. Docente universitário, foi administrador do Colégio Universitário Pio XII, exerceu diversos cargos de direção de instituições do sector social, coordenou o sector do mercado social de emprego, cooperação e voluntariado na União das Misericórdias Portuguesas. Pertenceu à direção do Colégio D. Maria Pia, da Casa Pia de Lisboa, nesta instituição coordenou diversos projetos pedagógicos, coordenou grupos de trabalho para certificação da qualidade, desenvolveu projetos solidários. Foi dirigente do CNE,  teve assento no Conselho Nacional de Voluntariado e na Plataforma Nacional das ONG, tem diversos artigos e livros publicados na área social, pedagógica e desportiva. É desde 2012 coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto.  

 

Sérgio Galvão
Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão, com Pós-Graduação em História Regional e Local pela Universidade de Lisboa, foi vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras, Administrador dos Serviços Municipalizados de Torres Vedras e da Empresa Municipal Promotorres.

Atualmente é Diretor Financeiro do Grupo Areias do Seixo. Ex-jogador e treinador de hóquei em patins.

É desde 2014 presidente da Direção da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, primeiro clube em Portugal a receber a bandeira da Ética no Desporto.

 

Rui Moura
Licenciado em Psicologia do Desporto e das Actividades Físicas, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com pós-graduação na mesma área, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. CCP (antigo CAP) desde 2004; Curso de Gestão de Health Clubs, no Holmes Place Health Clubs. Desenvolveu alguns projetos na área do exercício físico e bem-estar, onde trabalhou como rececionista, consultor comercial, diretor comercial e diretor de clube.

Formador, desde 2006, na área comportamental - desenvolvimento pessoal, com particular enfâse nas temáticas de comunicação, motivação, liderança e gestão de equipas, inteligência emocional, negociação e gestão de conflitos, entre outras. Realiza sessões de coaching com programação neuro linguística e linha do tempo avançada, nas áreas de Sport & Life Coaching.

Coordena o gabinete de psicologia do Sport Clube União Torreense, desde outubro de 2018 estando neste âmbito a desenvolver e promover trabalho na Escola de Pais Parceiros do SCUT.

 

Vitor Santos

Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto. Ex-Treinador da formação (Académico de Viseu e no Sport Viseu e Benfica). Autor do livro Educar o sonho: ética e envolvimento parental na prática desportiva. Licenciado em Comunicação Social

 

André Carvalho
Licenciado em Sociologia, desenvolveu durante 10 anos a sua atividade profissional como investigador da Universidade Católica Portuguesa na área das ciências sociais e humanas, tendo estado envolvido em dezenas de projetos nacionais e internacionais relacionados com as áreas da educação/formação, aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas. Detém ainda larga experiência na avaliação e monitorização de programas e políticas públicas, enquanto consultor. Foi coordenador executivo de investigação do programa europeu de Literacia Social LED On Values, detendo ampla experiência na temática da Educação para Valores É formador na área comportamental, liderança e na área da Ética Desportiva. É detentor do Título Profissional de Treinador “UEFA C”. Atualmente é membro do Gabinete de Coordenação do Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

 

Fernando Santos
Treinador Mental, Treinador Mental de Pais e Embaixador da Ética no Desporto. A atividade da empresa "Muda O Teu Jogo" foi recentemente distinguida com a Bandeira da Ética por ter sido a primeira Academia de Pais em Portugal e pelas Escolas de Capitães.

É licenciado em engenharia do ambiente e mestre em Poluição Atmosférica.

Inscrições fechadas.
Info: desporto@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Auditório do Edifício Paços do Concelho

Praça do Município
2560 Torres Vedras

Localização Google Maps


Última atualização: 24.01.2020 - 09:32 horas
voltar ao topo ↑