Torres Vedras

Agenda

Portugal é um país de terramotos. O que devemos saber e o que podemos fazer?

Conversas com Pais

Até 29 de novembro 2019 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Esta atividade integra o(s) programa Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia

Portugal é uma região onde ocorrem terramotos com alguma regularidade. Em 1755 o país foi abalado pelo maior terramoto já alguma vez sentido na Europa. Este teve magnitude 8.5 e causou danos catastróficos. Em 1969, há precisamente 50 anos, voltou a ocorrer um sismo de grande magnitude (7.9). Será que eventos como estes poderão repetir-se no futuro? O que sabemos hoje é que os terramotos fazem parte da dinâmica natural do planeta Terra. Cabe a nós compreender, saber reagir e adaptarmo-nos a estes fenómenos naturais. Nesta sessão iremos abordar as causas da sismicidade no nosso território e discutir quais as melhores estratégias para minimizar os seus efeitos. Há conjunto diverso de ações que as famílias, as escolas e o poder político local podem tomar neste sentido.


João Duarte
É natural de Torres Vedras. Doutorou-se em Geologia na Universidade de Lisboa em 2012. Entre 2011 e 2015, foi investigador na Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália. Em 2015, voltou para a Universidade de Lisboa onde leciona e desenvolve trabalhos de investigação na área da tectónica de placas e modelação das fontes dos grandes terramotos que têm afetado o território português. Tem um vasto conjunto de publicações nesta área do conhecimento. Atualmente, coordena um grupo de investigação e uma escola doutoral no Instituto Dom Luiz, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 2017, ganhou um prémio da União Europeia de Geociências. 


Orador: João Duarte


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 27.11.2019 - 12:25 horas
voltar ao topo ↑