Torres Vedras

Agenda

Agô ! À Flor da Pele

Exposição de fotografias de Marilda Suzhá

Até 26 de outubro 2019

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Agô! À flor da pele, ensaio fotográfico da artista visual brasileira, Marilda Suzhá, abre os caminhos para o olhar encontrar e reconhecer o universo cultural, histórico e social afro-brasileiro, pelos ritos sagrados em homenagem à Rainha do Mar, Iemanjá. No território sagrado dos terreiros, das rodas, dos batuques, os orixás, entidades espirituais africanas, (re)afirmam e (re)atualizam a existência de seus povos e suas culturas, já reinventadas, no chão do Brasil, pelos fios de missangas coloridas, pelos temperos e preparo das comidas, pelas folhas e flores, pela dança, pelo toque do tambor, pelos cantos, nas línguas ancestrais. Afetuosamente, a sua arte sulca os percursos de Iemanjá, recorda a história das suas águas e do seu povo, da travessia do antigo rio nigeriano às ondas dos mares afro-índios. No caminho, Suzhá pede passagem, saúda o acontecimento da vida, como quem diz com o olhar: Agô!” Luana Antunes Costa

 

Marilda Souza

Suzhá, nome artístico da fotógrafa Marilda Souza, brasileira, natural no Rio de Janeiro, fixou residência em Araraquara. Descobriu-se fotógrafa ainda menina aos 15 anos, ao receber o seu primeiro salário investiu na compra Kodak Instamatic e esta passou a ser sua companheira diária. O tempo passou, casou, criou os filhos, aposentou-se e há 10 anos voltou a investir no que gosta de fazer: viajar, conhecer outras culturas e fotografar.

Autodidata, Suzhá adora fotografar pessoas, culturas e ruas do Brasil e o mundo.

Seu trabalho tem sido reconhecido com prémios e menções honrosas.

No início de 2019, Suzhá  viaja para a França e participa do projeto Tèrres Indigènes, em Les Clayes sur Bois, com a curadoria de Claudia Camposs. 

Inauguração: 18h00
Curadoria: Lauro Monteiro 


Atividade Gratuita


Publicado: 13.09.2019 - 16:51 horas
voltar ao topo ↑