Torres Vedras

Agenda

João Barradas & Vítor Rua | Diálogo (Portugal)

Festival Acordeões do Mundo

Até 1 de novembro 2019 | 21h30 às 22h45

Música

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Esta atividade integra o(s) programa(s) Festas de Torres Vedras, Festival Acordeões do Mundo 2019

Este “Diálogo” entre João Barradas e Vítor Rua é uma viagem idiomática, um painel de linguagens entre os tutti. A variação e a multiplicidade idioletal torna insuscetível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois este espetáculo é uma montagem heterofónica, um fluxo descontínuo e desconstrutivo, com diferenciadas frentes idioletais e idiomáticas.

O idioleto, ou seja, o discurso singular e privado destes músicos, é uma função esquizóide, impõe o seu selo a toda a sintomatologia, exibe um código, privado e independente, de um só locutor, emerge da significação catártica da experiência musical.

 

 

João Barradas
João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a Música Clássica, o Jazz e a música improvisada.

Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais, dos quais se destacam, entre outros, o Troféu Mundial de Acordeão, que venceu por duas vezes, o Coupe Mondale de Acordeão, o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition.

Tem colaborado com diversos músicos de renome, nomeadamente com Greg Osby, Gil Goldstein, Mark Turner, Miles Okazaki, Aka Moon, Mike Stern, Wayne Escoffery, Fabrizio Cassol, Mark Colenburg, Jacob Sacks, Sérgio Carolino, Pedro Carneiro, entre muitos outros.

Em 2016 grava, com a editora nova iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum enquanto líder. Directions conta com a produção de Greg Osby e com as participações de Gil Goldstein e Sara Serpa. O grupo é formado por João Barradas (acordeão), André Fernandes (Guitarra), João Paulo Esteves da Silva (Piano), André Rosinha (Contrabaixo) e Bruno Pedroso (Bateria). Directions foi considerado um dos melhores álbuns do ano pela revista Downbeat, aparecendo na sua prestigiada lista "Best Albums of The Year".

 

Vítor Rua
Músico, compositor, produtor e musicólogo, Rua partiu do rock e tem atravessado diversos idiomas e estilos musicais, nomeadamente na área da música minimal, música improvisada, jazz ou música concreta.

Com Jorge Lima Barreto integrou os históricos TELECTU. Além da sua atividade a solo e em colaboração com diversos músicos e artistas, nacionais e internacionais, Vítor Rua tem ainda desenvolvido uma profícua atividade com os The Metaphysical Angels.

 

 


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5 €
Comprar Bilhetes
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Celebramos, em 2021, a 18.ª edição deste festival que voltará a invadir a cidade de sonoridades bem acolhedoras. Não perca os grandes concertos que terão lugar no Teatro-Cine e que marcam Torres Vedras no roteiro musical internacional.

Última atualização: 02.10.2019 - 12:49 horas
voltar ao topo ↑