Faz Parte - Torres Vedras Jovem

O programa, promovido pelo Município de Torres Vedras, visa incrementar a participação cívica dos jovens, através do incentivo à prática do voluntariado, nos domínios do Ambiente, Associativismo, Cultura e Social, valorizando-se atividades de educação não formal. Acresce a promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, através da ocupação saudável do seu tempo livre no mês de agosto, mobilizando-os para um serviço à comunidade, desenvolvendo-se competências de responsabilidade, entreajuda e solidariedade.

Cada jovem estará limitado a uma experiência máxima de 2 semanas, durante o mês de agosto, desenvolvida em entidades promotoras de voluntariado no concelho.

Os jovens participantes terão de frequentar uma formação inicial de voluntariado, beneficiando de um seguro durante a sua experiência, tendo ainda assegurado transporte e/ou garantia de pagamento dessa despesa. No final do programa será atribuído um certificado de participação.

Informações úteis

Destinatários: Jovens residentes no concelho de Torres Vedras, entre os 13 e os 25 anos.
Áreas de voluntariado: Ambiente, Associativismo, Cultura e Social.
Data de realização do voluntariado, em caso de seleção: 2 semanas durante o mês de agosto, cuja atividade de voluntariado poderá ser exercida durante a semana ou ao fim-de-semana, num limite máximo de 5 horas diárias.
N.º de vagas: 40
Período para inscrições 2020: a definir.
Informações: Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude, tlf.: 261 320 724 ou juventude@cm-tvedras.pt

Balanço 1.ª Edição - agosto 2019

Número de Jovens Participantes Selecionados: 36 jovens
Média de Idades dos Jovens Participantes: 16,2 anos
N.º de jovens menores de Idade: 25

Quanto ao Sexo
Feminino: 25
Masculino: 11

Principal ocupação
Estudantes

Distribuição dos jovens por quinzena
1ª Quinzena: 21 jovens
2ª Quinzena: 15 jovens

Distribuição dos jovens por Área de Voluntariado
Social: 13
Ambiente: 12
Cultura: 7
Associativismo: 4

Entidades Promotoras de Voluntariado 2019

A Bolha – Teatro com Marionetas
Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Furadouro
Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira
Associação Incluir +
Associação Sealand Santa Cruz
Centro Comunitário de Torres Vedras – CAT Renascer
Centro de Acolhimento de São Pedro (São Pedro da Cadeira)
Centro Social e Paroquial de Silveira
Centro Social e Paroquial de Torres Vedras
Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras
Hospital SOERAD
Município de Torres Vedras (Festival Novas Invasões; Canil Municipal, Viveiros Municipais)
Sociedade de História Natural

Notícias / Juventude

Imagem da Notícia Maria Figueiredo foi eleita Rainha das Vindimas 2020

Maria Figueiredo foi eleita Rainha das Vindimas 2020

11.12.2020

A Rainha das Vindimas 2020 foi conhecida no passado dia 6 de dezembro. Maria Figueiredo, da freguesia de Turcifal, foi a grande vencedora da 40.ª edição do concurso, que apresentou um novo formato, assumindo o nome Festival das Vindimas_Model Challenge. (...)

Imagem da Notícia Escola de ensino superior na área da saúde vai nascer em Torres Vedras

Escola de ensino superior na área da saúde vai nascer em Torres Vedras

24.11.2020

A cidade de Torres Vedras vai contar com um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. A minuta do protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi aprovada em reunião de câmara, realizada hoje, 24 de novembro. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 12º ano consecutivo
Imagem da Notícia Jogo do Município realizou-se com novo formato

Jogo do Município realizou-se com novo formato

29.06.2020

O Jogo do Município realiza-se agora no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo a Assembleia Final do mesmo decorrido na tarde do dia 26 de junho, ineditamente por meio de uma plataforma digital. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras distinguida pela adesão ao Ano Nacional da Colaboração

Torres Vedras distinguida pela adesão ao Ano Nacional da Colaboração

07.02.2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras foi distinguida por ter integrado o Ano Nacional da Colaboração, com o Plano Intermunicipal para Integração de Migrantes, o “Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar – PSAE” e o projeto “Moinhos – Formar para Inovar”. (...)

Imagem da Notícia Sessões de participação juvenil percorreram o Concelho

Agenda / Juventude

O que é RPG?

Plataforma online Zoom

15 de maio de 2021 | sábado

Nos livros em vez de apenas acompanhar os personagens, tornas-te um deles…. RPG é a sigla para roleplaying game. O RPG incentiva a leitura e a criatividade. Existem RPGs de fantasia, de super-heróis, ficção científica, espionagem… Através das narrativas dos livros, podemos obter mais (...)

Debate/Seminário

Voluntariado, estágios, formações, intercâmbios? Vem viver a Europa!

Plataforma online Zoom

29 de maio de 2021 | sábado

Esta é uma iniciativa integrada na comemoração da Semana Europeia da Juventude, que se assinala de 24 a 30 de maio, com o objetivo de informar os jovens acerca de oportunidades existentes em diversos países europeus e em áreas como emprego, estágios, formação, ensino ou voluntariado. Nesta (...)