Fábrica das Histórias
Público Escolar
No coração da minha infância
Até 31 de dezembro
Leitura coral
Até 31 de dezembro
Leitura coral
Destinatários 1º e 2º ciclo
Faixa(s) etária(s) 2º ciclo
Vagas por sessão 30
Local
O projeto “No coração da minha infância”, dirigido inicialmente ao público sénior, nasce da necessidade de ouvir o que cada pessoa guarda do tempo em que foi criança, com o objetivo de trabalhar as memórias ligadas às canções de berço e de roda, às alegrias do jogo do eixo ribaldeixo e do arco, bem como à quietude, ao silêncio e ao medo que então imperavam na escola.
Ao trazer à tona vidas reais, realizando uma viagem à raiz onde cada um se instala, por meio do registo dos seus triunfos e fracassos, das suas imensidões e finitudes, este projeto permite ainda, numa dinâmica pedagógica, trabalhar a leitura coral das recolhas com crianças do 2º ciclo, para que compreendam o passado e possam construir o futuro. Além disso, trabalha a arte como estratégia de inclusão social com alunos do ensino secundário, seniores e duas artistas convidadas.
O projeto finaliza-se com a divulgação dos resultados na exposição “No coração da minha infância” e na “Festa das Histórias de Vida”.
Nota: Data e hora a definir mediante disponibilidade da turma.
Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino
Rua Maria Barreto Bastos, nº 36, Torres Vedras
Telefone: 261 315 428 | 261 320 738
E-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt
Esta atividade está alinhada com a abordagem STEAM:
A sigla STEAM representa cinco áreas do saber que se cruzam cada vez mais na educação e no percurso dos alunos: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts), Matemática (Mathematics). Esta abordagem é uma oportunidade para fortalecer e articular os diversos serviços educativos municipais numa lógica colaborativa, inovadora e alinhada com os desafios do século XXI, promovendo uma aprendizagem ativa, criativa e multidisciplinar.