Programa Pedagógico - Câmara Municipal de Torres Vedras

Biblioteca Municipal

Público Escolar

Será que os livros sonham com leitores andróides?

13 a 23 de abril 2026
uma imersão performativa no universo da Inteligência Artificial, da Tecnologia, dos Futuros Imaginados, da Criação Humana, dos Livros e dos Filmes, da Ficção Científica
a definir

13 a 23 de abril 2026



uma imersão performativa no universo da Inteligência Artificial, da Tecnologia, dos Futuros Imaginados, da Criação Humana, dos Livros e dos Filmes, da Ficção Científica
Destinatários Alunos do Secundário - Pré-requisito: turmas das artes, audiovisuais, disciplinas de filosofia, sociologia, literatura ou cidadania
Faixa(s) etária(s) ensino secundário
Vagas por sessão 2 turmas
Local a definir

São muitas as perguntas que nos norteiam e que nos impelem a criar esta performance imersiva em ambiente urbano/industrial, este espetáculo deambulante por paredes e espaços labirínticos, como se aí, nesses recantos infindáveis, nesse lugar comum que partilhamos com o outro, possamos escutar as respostas ou simplesmente para podermos celebrar o efémero, escutarmo-nos e estar em conjunto, sentindo, vivendo, sem que para isso tenhamos que ser mediados por écrans.

 

Este espaço será uma espécie de museu das ideias por cumprir ou proibidas… uma visita às conceções que no passado tínhamos de futuro ou de futuros imaginados não cumpridos?

A partir de vários contos de ficção científica, de vários autores, de inspirações várias, mais uma vez, tudo será possível e nada voltará a ser como dantes.

E quem entrar connosco nesta viagem, fará parte de uma experiência coletiva que por certo perdurará na sua memória por muito tempo.

 

Esta criação teatral será uma iniciativa diferenciadora, que colocará os jovens a questionar “Como imaginam o futuro?”, capaz de celebrar alguns dos autores de Ficção Científica do passado que imaginaram o futuro, tais como:

Será que os Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?” de Philip K. Dick (livro)

“Blade Runner – Perigo Iminente”, de Ridley Scott (filme)

“Blade Runner 2049”, de Denis Villeneuve (filme)

“Her – Uma História de Amor”, de Spike Jonze (filme)

“Matrix”, de irmãs Wachowski (filme)

“Eu, Robô”, de Isaac Asimov (livro)

“Eu, Robô”, de Alex Proyas (filme)

“A.I. – Inteligência Artificial”, de Steven Spielberg (filme)

“Um Estranho Numa Terra Estranha”, de Robert A. Heinlein (livro)

“2001, Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clarke (livro)

“2001, Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick (filme)

“Ex_Machina”, de Alex Garland (filme)

“Metropolis”, de Fritz Lang (filme)

“O Dia Antes da Revolução e Outros Contos”, de Ursula K. Le Guin (livro)

“A Máquina do Tempo”, de H. G. Wells (livro)

“Wall – E”, de Andrew Stanton (filme)

“Teremos Sempre Paris” e “As Maças Douradas do Sol”, de Ray Bradbury (livros)

“O Circo Mecânico Tresaulti”, de Genevieve Valentine (livro)

“Admirável Mundo Novo”, Aldous Huxley (livro)

 

EQUIPA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Coletivo Cambada de Idealistas

Direção Artística: Gonçalo Oliveira e Natália Vieira

Encenação: Natália Vieira

 

Email: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt

Tel. 261320747

Inscrever Público Escolar