Requalificação da Vala dos Amiais foi inaugurada no Dia Mundial do Ambiente

07.06.2021

A requalificação paisagística e ambiental da Vala dos Amiais, na entrada norte da cidade de Torres Vedras, foi inaugurada este sábado, dia 5 de junho. A intervenção centrou-se na valorização ambiental e naturalização do espaço arborizado, sendo uma das operações do Plano de Ação de Regeneração Urbana, instrumento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

No dia em que se assinalou o Dia Mundial do Ambiente, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordou o empenho de Carlos Bernardes na defesa do ambiente e da sustentabilidade, destacando o seu papel em torno da requalificação desta linha de água.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Francisco Martins, recordou Carlos Bernardes, reforçando a importância desta intervenção para a salvaguarda do ambiente e das pessoas. Recorde-se que a Vala dos Amiais é uma linha de água que recolhe as águas de uma bacia de drenagem com mais de 1.076 ha, atravessando o Parque do Choupal e desaguando no Rio Sizandro.

Após o descerramento da placa inaugural e das intervenções, seguiu-se uma visita ao espaço, que conta agora com uma ponte pedonal que une as duas margens da vala. A sua vegetação ripícola foi mantida, tendo sido eliminada a vegetação infestante. Foram, ainda, criados espaços de lazer com mesas e bancos e instalados aparelhos de exercício e recreio.

A manhã deste Dia Mundial do Ambiente terminou com a plantação de uma árvore que presta homenagem a Carlos Bernardes, celebrando “quem pugnou incansavelmente pelas causas ambientais.” O pelouro do Ambiente esteve a seu cargo desde 2003, na altura enquanto vereador da Câmara Municipal. Já enquanto presidente da Câmara Municipal, sempre pugnou pela promoção do ambiente e do desenvolvimento sustentável do Concelho, destacando-se como um forte impulsionador da Agenda 21 Local e, recentemente, da Agenda 2030.

Publicado: 07.06.2021 - 12:38 horas