“Fora da Caixa”: EB de Chãos já tem tabelas de basquetebol

20.01.2020

Fotografia de seis alunos da Escola Básica de Chãos durante as gravações do vídeo do projeto

A Escola Básica (EB) de Chãos conta com duas novas tabelas de basquetebol. A instalação deste equipamento decorreu no âmbito do “Fora da Caixa”, projeto participativo que recolhe expectativas, desejos e opiniões dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Torres Vedras. O projeto participativo começou por ser implementado na freguesia de Freiria, mas irá circular pelas outras freguesias do Concelho.

O “Fora da Caixa” começou por envolver alunos da EB de Chãos, da EB de Freiria e do jardim de infância da Casa do Povo de Freiria, que contaram com a colaboração dos alunos do 9º ano da EB daquela localidade para desenvolver um vídeo sobre o projeto, que foi apresentado na reunião pública de Câmara do dia 26 de novembro, no Edifício da Junta de Freguesia de Freiria.

Na ocasião, os alunos da EB de Chãos afirmaram que a instalação das tabelas de basquetebol iria contribuir para a dinamização de mais atividades durante os intervalos e apresentaram outros pedidos, como a existência de um espaço coberto para poderem “saltar à corda, jogar à macaca, fazer jogos de tabuleiro ou construções”, dois baloiços e a disponibilização de um autocarro para a realização de visitas de estudo.

“Ficaríamos muito agradecidos se pelo menos um dos nossos pedidos fosse concretizado. Bem sabemos que não são o Pai Natal, mas consideremos isto uma grande prenda de Natal para todos os alunos da EB de Chão” terminava, assim, uma das intervenções dos mais pequenos perante o Executivo Municipal, que se comprometeu a fazer cumprir “pelo menos” um dos desejos dos alunos.

Esta primeira apresentação do projeto “Fora da Caixa” decorreu de forma a comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinalou a 30 de novembro. Sublinhe-se que Torres Vedras pertence à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e à Associação Internacional de Cidades Educadoras.

Última atualização: 20.01.2020 - 17:37 horas