Torres Vedras

Agenda

Apresentação da programação das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

Até 31 de janeiro 2023 | 21h30

Evento Apresentação da programação das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Grémio Artístico Torreense

Esta atividade integra o(s) programa 100 anos do Carnaval de Torres Vedras

As comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras decorrem entre 17 de fevereiro de 2023 e 14 de fevereiro de 2024.

Foi em 1923 que teve início a “dinastia” Régia, inicialmente apenas com o Rei, protagonizado por Álvaro André de Brito. Nesse ano, realizou-se a primeira receção ao Rei do Carnaval, na estação ferroviária de Torres Vedras, a que se seguiu um cortejo carnavalesco pela então vila, com paragem em cada coletividade. No ano seguinte, surgiria a primeira Rainha do Carnaval de Torres Vedras, interpretada por Jaime Alves.

O ano de 1923 marca o início da tradição do Rei do Carnaval de Torres Vedras, ainda que as manifestações carnavalescas sejam seculares.

O programa das Comemorações do Centenário do Carnaval integra manifestações culturais e momentos festivos de carácter diversificado, congregando os cidadãos, mobilizando a participação da sociedade torriense e apoiando as iniciativas promovidas a nível local pela sociedade civil. Pretende-se que as Comemorações do Centenário deixem uma marca para o futuro e que constituam um testemunho da herança do Carnaval.

Para planear e implementar este programa foi constituída a Comissão de Honra, que assume o alto patrocínio das Comemorações do Centenário, a Comissão Executiva, que prepara, organiza e coordena as Comemorações, e a Comissão Consultiva, que assiste a Comissão Executiva no exercício das suas competências.


Atividade Gratuita


Última atualização: 27.01.2023 - 11:18 horas
voltar ao topo ↑