Torres Vedras

Agenda

Tertúlia Bordaliana : "O Carnaval nos periódicos humorísticos de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)"

Por Álvaro Costa de Matos (IC e HTC - CFE NOVA/FCSH)

Até 29 de setembro 2022 | 19h00 às 21h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Associadas à exposição temporária “A “MASCARADA POLÍTICA” - O CARNAVAL NA OBRA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO (1870-1905)” patente no Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras a partir de setembro, as Tertúlias Bordalianas pretendem dar a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do autor.

Recriando um ambiente de época com vinhos, petiscos e poesias carnavalescas, estas tertúlias terão palco na cafetaria do CAC.

“O Carnaval nos periódicos humorísticos de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)” é a primeira tertúlia que terá como orador Álvaro Costa de Matos.

Álvaro Costa de Matos é licenciado em História, pós-graduado em História Regional e Local e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador do Instituto de Comunicação da NOVA/FCSH e do Pólo “História, Territórios e Comunidades” na NOVA/FCSH do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Professor na Católica Lisbon School of Business & Economics da Universidade Católica Portuguesa e assessor do Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Autor de várias obras, capítulos, artigos e verbetes publicados em livros, actas de colóquios, dicionários e revistas de história e jornalismo, tendo realizado, ao longo da sua vida académica e científica, dezenas de conferências em congressos nacionais e internacionais. Colaborador regular das revistas Jornalismo & Jornalistas, História e Media e Jornalismo. Colaborador quinzenal do jornal Badaladas (coluna “Tempo Presente”).

Áreas de investigação como historiador: História Política Contemporânea, História do Jornalismo, dos Jornais e dos Jornalistas, História da Imprensa Periódica e da Censura, História da Caricatura, do Desenho Satírico e Humorístico.

Sobre o assunto de que vai falar nesta tertúlia publicou: A Rolha, Bordalo. Política e Imprensa na Obra Humorística de Rafael Bordalo Pinheiro. Catálogo da exposição. Lisboa: CML – Hemeroteca Municipal de Lisboa, 2005; “O Jogo da Política Moderna!” – Desenho Humorístico e Caricatura na I República, in Arte e Sociedade. Actas das Conferências. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2011, pp. 118-135; “A Rolha… Política, censura e imprensa na obra humorística de Rafael Bordalo Pinheiro”, in JJ - Jornalismo & Jornalistas. Lisboa: N.º 52 (2012), pp. 50-64; “Rodrigues Sampaio no lápis de Bordalo Pinheiro”, in JJ – Jornalismo & Jornalistas. Lisboa: N.º 56 (2013), pp. 46-64; “Imprensa Humorística”, in Maria Fernanda Rollo (coord.), Dicionário de História da I República e do Republicanismo. Vol. 2. Lisboa: Assembleia da República, 2014, pp. 375-383.

Info: cac.comunicacao@cm-tvedras.pt | 261 067 603 | 261 067 601


Atividade Gratuita


Última atualização: 29.06.2022 - 11:37 horas
voltar ao topo ↑