Torres Vedras

Agenda

Homenagem a Rui da Costa Lopes

Ilustrações de Rui Costa Lopes

Até 12 de fevereiro 2022

Exposição Rui Costa Lopes

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

De 18 de dezembro de 2021 a 12 de fevereiro de 2022 decorrerá na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras uma exposição de trabalhos de Rui da Costa Lopes.

Integram esta exposição trabalhos produzidos nos últimos 10 anos de vida do autor, na sua maioria ilustrações de personagens e episódios dos romances de Eça de Queiroz, e representações gráficas de ideias, pensamentos, cenas do quotidiano, conjugando desenho e texto (núcleos “Os dias de Catarina” e “Os Gatos e os Ratos”).

 

Rui Costa Lopes
Nasceu em Torres Vedras em janeiro de 1944.

Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e foi Mestre pela Universidade Nova, com uma tese sobre o ideário filosófico de Eça de Queiroz (“O segredo do cofre espanhol”, INCM, 2000).

Foi professor de Filosofia do Ensino Secundário.

Dedicou muito do seu tempo a ler, a escrever e a desenhar: a escrita e o desenho seriam sempre por si utilizados como meios privilegiados de intervenção social e política.

Alguns dos seus “bonecos” foram publicados no extinto Diário de Lisboa e nas igualmente extintas revistas Alcance e Portugueses.

Escreveu teatro (Rui Ramiro, em 1982 e A queda e o coice, em 1987) e mereceu o prémio Ferreira de Castro 1996 pela novela A Siberiana.

Entre 2008 e 2011 frequentou a aula de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Geriu desde 2006 o blog “Portugal, caramba!”, onde continuou a desenhar e a contar histórias.

Faleceu na sua casa da Feliteira em agosto de 2019.

Inauguração: 16h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 19.01.2022 - 17:33 horas
voltar ao topo ↑