Torres Vedras

Centro Histórico

A preocupação do Município de Torres Vedras com o centro histórico da cidade remonta aos anos 80 do século passado, tendo permitido a classificação desta área como Área de Reabilitação Urbana o que possibilita um conjunto alargado de benefícios, incentivos e penalizações fiscais.  O centro histórico possui um instrumento de gestão territorial em vigor, designado por Plano de Pormenor de Reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, que estabelece regras urbanísticas para o edificado.

No contexto atual, ao nível da política de cidades, pretende-se privilegiar e incentivar a reabilitação urbana. Através da criação da Área do Centro Histórico (ACH) assegura-se uma estrutura de reabilitação urbana para Torres Vedras, fundamentando a sua atividade nas políticas que o município definiu para a área respetiva, recorrendo a fundos, parcerias, programas existentes e a criar.

A reabilitação do centro histórico de Torres Vedras assenta na promoção de um processo dirigido para e pelos cidadãos; possui um sistema de gestão urbana baseado numa prática de desenho e de resposta em tempo real aos problemas e oportunidades; contém uma estratégia harmoniosa de conservação e restauro; e apoia, preferencialmente, obras de impacto mínimo na vida dos residentes em termos económicos e psicológicos.

Área do Centro Histórico

A Área do Centro Histórico consiste num grupo de trabalho que, no âmbito do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, desempenha a sua ação na área do Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras.

A ACH tem por missão a reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, sendo a sua atuação totalmente direcionada no intuito de facilitar a ligação entre os particulares e toda a estrutura administrativa do município.


Documentos


Contatos

Área do Centro Histórico
Telefone n.º: 261 310 475
Telefone n.: 261 310 416 (para marcação de atendimento ao munícipe)
E-mail: centrohistorico@cm-tvedras
Horário de atendimento ao munícipe:
Segunda, das 09h00 às 11h00; sexta, das 14h00 às 16h00