Torres Vedras

Festas e eventos

Conteúdos desta página

  1. Carnaval de Torres Vedras
  2. Circuito Surf do Centro
  3. Feira Rural de Torres Vedras
  4. Feira de Verão
  5. 31.ª edição da Oeste Infantil - Grande Festa da Criança
  6. Befashion
  7. Carnaval de Verão
  8. Feira de São Pedro
  9. Marginal Ativa
  10. Troféu Joaquim Agostinho
  11. Santa Cruz Ocean Spirit
  12. Ultra Trail Santa Cruz 
  13. Cortejo Etnográfico
  14. Static
  15. Festival da Sapateira
  16. Corrida Sealand
  17. Festival Aéreo comemorativo do 74º aniversário do Aeroclube de Torres Vedras
  18. Arte ao Centro
  19. Festas da Cidade
  20. Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
  21. Cross de Torres Vedras - 39.º Corta-Mato dos Matos Velhos
  22. Este Natal Torres Vedras é sua!
  23. Passagem de Ano

Tendo em conta a situação de pandemia causada pela COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras cancelou algumas atividades.


Carnaval de Torres Vedras

 21 a 26 de fevereiro de 2020

Com origem em costumes antigos, o Carnaval de Torres Vedras mantém até à atualidade as tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Conhecido como o Carnaval mais português de Portugal, dos corsos fazem parte os carros alegóricos, grupos de desfile, "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos  (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Acresce e distingue a genuinidade deste carnaval, a participação espontânea e massiva dos populares que se associam à folia e que desfilam mascarados.


Circuito Surf do Centro

brevemente disponível

Esperados para a competição, que se realiza em Santa Cruz pelo quarto ano consecutivo, estão os melhores atletas que representam os clubes que coorganizam o circuito - a Associação Sealand Santa Cruz, o Peniche Surfing Clube, o Ericeira Surf Clube e o Clube de Desportos Alternativos da Nazaré.

As categorias em competição serão seis: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. Os campeões e vice-campeões de cada categoria têm garantido o apuramento para a grande final nacional.


Feira Rural de Torres Vedras

primeiro sábado outubro

A Feira Rural Torres Vedras, que se realiza no centro da cidade, conta com cerca de 250 bancas onde poderá adquirir produtos hortícolas; frutícolas; produtos certificados de agricultura biológica; flores; plantas aromáticas; produtos regionais; doçaria; pão; queijos; vinhos; licores; artesanato; antiguidades; velharias e muitos mais.

A Feira Rural de Torres Vedras realiza-se no primeiro sábado de outubro, entre as 8h00 e as 17h00.


Feira de Verão

brevemente disponível

Encontrará os melhores produtos da nossa terra mais perto do mar, com a realização da Feira de Verão, na Rua José Pedro Lopes, em Santa Cruz. Aí encontrará bancas com doçaria, vinhos e artesanato.

Uma experiência diferente, com "aroma" a maresia, que lhe permitirá obter os melhores produtos da nossa terra e desfrutar da vivência da praia de Santa Cruz.

A Feira de Verão espera por si!


31.ª edição da Oeste Infantil - Grande Festa da Criança

Cancelado

A Grande Festa da Criança constitui um evento lúdico e educativo promovido pelo Município de Torres Vedras em parceria com escolas das redes pública, privada, solidária e profissional e outras instituições do concelho que dinamizam diversos espaços de atividades interativas destinadas, sobretudo, a crianças dos 3 aos 12 anos. 


Befashion

Cancelado

O Befashion é um evento de moda, que reúne caras conhecidas, ligadas à moda e à televisão, sendo por isso uma atração para o público de todas as idades, sendo o público-alvo, as famílias.

A passerelle de cerca de 60 metros é estendida na rua principal de Santa Cruz e centenas de cadeiras a acompanhar; Luzes, som, ação! No desfile participam cerca de 6 famosos e 20 jovens e crianças entre os 3 e os 18 anos, amadores mas apaixonados por moda, que percorrem a passerelle e alegremente mostram as coleções primavera/verão das lojas aderentes.


Carnaval de Verão 

Cancelado

O Carnaval de Verão de Santa Cruz foi criado em 1995. É “o mais antigo Carnaval fora de época de Portugal”, constituindo-se como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”. A sua realização é uma tradição que ganhou raízes em tempo de férias ou pré-férias à qual torrienses e forasteiros continuam a aderir com entusiasmo.


Feira de São Pedro

Cancelado

Constitui o maior e mais antigo certame agroindustrial e comercial da região Oeste sendo visitado, todos os anos, por mais de 200 mil pessoas.
A Feira de São Pedro é também considerada a terceira maior feira generalista do país.

A atribuição do epíteto Feira de São Pedro à feira de Torres Vedras, de fundação Dionisina, ocorreu a 16 de agosto de 1521, quando D. Manuel transferiu a feira de Dois Portos para a vila de Torres Vedras, procurando revitalizá-la.


Marginal Ativa

Cancelado

A Marginal Ativa consiste numa sessão de promoção da atividade física informal junto da população, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com as associações desportivas e ginásios da zona de Santa Cruz.

A Avenida do Atlântico, em Santa Cruz, é o local escolhido para ser "invadido" e "vivido" por todos, com um programa de atividades que convida a uma manhã muito bem passada em família.


43ª edição do Grande Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho

18 a 20 de julho

Torres Vedras sempre foi um concelho com tradição no ciclismo e com praticantes a competirem ao mais alto nível nacional e internacional, tendo como expoente máximo o malogrado Joaquim Agostinho.

O Grande Prémio Internacional de Torres Vedras teve início em 1978 e, atualmente, é uma das provas portuguesas com maior cotação no calendário da União Ciclista Internacional (UCI).

A sua organização resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a União Desportiva do Oeste. A 43ª edição do Grande Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho realiza-se de 18 a 20 de julho.

O Grande Prémio Internacional de Ciclismo – Troféu Joaquim Agostinho, é um dos grandes eventos desportivos do concelho de Torres Vedras e, como tal, tem como principal objetivo a promoção e divulgação do nome e da cidade de Torres Vedras, bem como homenagear a grande figura do ciclismo português, o torriense Joaquim Agostinho.


Santa Cruz Ocean Spirit

Cancelado

O Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas realiza-se desde 2007 na praia de Santa Cruz. O festival caracteriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nos mais diversos desportos de ondas: surf, bodyboard, kitesurf, kayaksurf, waveski, windsurf e stand up paddle.

Mas se o mar é o centro de todas as atenções, também a areia é palco de diversas atividades, sejam de experimentação dos diversos desportos, na piscina ali instalada, seja pela presença de diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como escolas de surf e restantes modalidades, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.


Ultra Trail Santa Cruz 

1 de agosto

O TURRES TRAIL CLUBE vai realizar no dia 1 de agosto de 2020, um evento denominado "UTRSC- Ultra Trail Run Santa Cruz 2019". Este evento terá um Ultra Trail, um Trail Longo, um Trail Curto  e uma caminhada. O percurso do Trail Run é circular. Este evento insere-se no programa "Torres Vedras Running 2020", um programa anual de corridas no concelho de Torres Vedras, aberto à população.


Cortejo Etnográfico

Cancelado 

A iniciativa pretendeu recriar uma antiga tradição das populações rurais do concelho, que tinham por hábito organizarem, naquela data, uma “ida à praia”. Entre os últimos trabalhos das colheitas agrícolas e o início da época das vindimas, o “15 de agosto” era, assim, uma zona de fronteira, vivida de forma festiva pelos “saloios”.

Envolvidos nesse ritual, os preparativos para o grande dia implicavam a participação de toda a comunidade como se de uma verdadeira festa se tratasse, onde não faltavam a boa mesa e o bom vinho. Vestia-se o fato de Domingo e lá se seguia para Santa Cruz em carroças e carros de bois.


Static

Cancelado

De 17 a 22 de agosto, Santa Cruz vai "parar" para receber a 14.ª edição do Static – Festival de Estátuas Vivas. Todos os dias da semana será possível assistir às performances dos participantes do concurso, entre as 21h30 e as 23h30, nas ruas pedonais do centro da localidade.

Nesta apresentação diária, o júri do concurso irá avaliar as performances e selecionar os dez melhores trabalhos para a final do concurso, que decorre no dia 22 de agosto, no Largo Jaime Batista da Costa. No dia 22 de agosto, entre as 21h30 e as 23h30, poderá assistir às performances vencedoras. Durante esse período irá decorrer a votação de público, sendo que os resultados serão divulgados pelas 00h00.


Festival da Sapateira

4 de setembro a 5 de outubro

O Festival da Sapateira constitui um festival  gastronómico em que a sapateira é rainha.

Trata-se de uma iniciativa realizada em Santa Cruz, organizada por um conjunto de restaurantes aderentes à iniciativa.


Corrida Sealand

Cancelado

A Corrida Sealand é uma prova organizada pela Associação Sealand Santa Cruz, que pretende dar a oportunidade a todos os participantes de observar a magnífica costa Oeste e passar por alguns dos mais emblemáticos locais da Praia de Santa Cruz. 


Festival Aéreo comemorativo do 74º aniversário do ACT

6 de setembro


Arte ao Centro

brevemente disponível

O Arte ao Centro é um evento cultural que tem como principais objetivos a dinamização do centro histórico da cidade e a valorização e promoção do património, através de um conjunto de atividades artísticas. Tal como aconteceu nas últimas edições, as atividades estendem-se às freguesias rurais, dando a conhecer aos participantes, o seu património e as suas paisagens. Permite ainda a igualdade oportunidades a todos os habitantes do município, possibilitando-lhes o contacto e a participação neste tipo de iniciativas.

As atividades previstas preveem o intercâmbio cultural entre participantes, população e comerciantes locais, artistas convidados e artistas locais, crianças e adultos.


Festas da Cidade

26 de outubro a 11 de novembro 

As Festas da Cidade de Torres Vedras celebram o outono, o S. Martinho, a vinha e o vinho. Abrange um vasto conjunto de iniciativas, em áreas distintas, que nos fazem reviver tradições que marcam a vivência das nossas gentes e desfrutar de bons momentos.

O grande objetivo destas festas? Que todos vivam intensamente a nossa cidade!

As Festas da Cidade de Torres Vedras integram:

  • Tasquinhas, Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras, Mostra de Uvada e Provas de Vinhos;
  • Desporto;
  • Exposições;
  • Festival das Vindimas - depois de percorrer todas as freguesias do Concelho de Torres Vedras, reúnem-se todas as representantes num só palco e é escolhida a Rainha das Vindimas;
  • Festival do Pastel de Feijão - este é o "sabor" mais tradicional e representativo do nosso concelho e aquele que nos "adoça" os sentidos;
  • Festival Internacional de Acordeão- Acordeões do Mundo - a par da Merenda do Acordeão, que anima os finais de tarde e confere vida aos locais mais tradicionais de Torres Vedras, não perca os grandes concertos que terão lugar no Teatro-Cine e que marcam Torres Vedras no roteiro musical internacional.

Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

26 de outubro a 11 de novembro 

Trata-se de um festival integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras que traz à cidade grandes nomes do panorama musical internacional, ligados à sonoridade deste instrumento. Acordeões do Mundo contempla duas vertentes essenciais: os concertos, que se realizam no Teatro-Cine de Torres Vedras; e as merendas do acordeão que constituem um elogio à cidade e aos cidadãos, a partir dos seus locais de convívio mais representativos como cafés, cervejarias, restaurantes, tascas… são de certa forma uma dupla homenagem, aos espaços e ao instrumento, o acordeão, que juntos associam os saberes e sabores mais característicos e seculares da região: vinho, queijo, pão…Um convívio muito animado e didático que promove a descoberta de valores musicais e o leva a toda a população.


Cross de Torres Vedras - 39.º Corta-Mato dos Matos Velhos

brevemente disponível


Este Natal Torres Vedras é sua!

27 de novembro a 6 de janeiro

O Natal faz-se de partilha, emoção e magia!

Para tornar esta época ainda mais especial, a Câmara Municipal de Torres Vedras preparou um programa que convida toda a família a vivenciar o espírito natalício que se faz sentir nas ruas de Torres Vedras e Santa Cruz.

O programa “Este Natal Torres Vedras é sua!” leva a magia do Natal até si, com música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema.

Venha admirar as decorações e aproveite para comprar os presentes mais especiais no comércio tradicional!

Ao cair da noite deixe-se encantar com as iluminações de Natal que enchem de luz e cor as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz.

Votos de boas festas!


Passagem de Ano

31 de dezembro

Venha dar as boas-vindas ao novo ano com muita música e animação. Marque já na sua agenda!

Santa Cruz conta com a sua visita!



voltar ao topo ↑