PR12 TVD - Rota do Pão e do Barro

A Rota do Pão e do Barro tem uma distância total de 18.8 kms, apresentando duas derivações: o PR12.1 e o PR12.2.

Com início em Campelos, o PR12.1 permite conhecer os pontos de interesse da localidade de Campelos, proporcionando ainda vistas deslumbrantes para a toda a região a norte, este e sul.

Já o PR12.2, com início em Outeiro da Cabeça, tem em destaque a indústria cerâmica característica desta zona e a aprazível Lagoa do Falcão.

O pão e o barro são as matérias que se conjugam nesta Rota, sendo famosos nesta freguesia o pão amassado à mão e cozido em forno de barro vermelho com lenha.

O Pãozinho da Avó, confecionado pelo Centro Social Paroquial de S. António de Campelos, apresenta variadas versões. O pão caseiro é de todos o mais conhecido e famoso, mas existem ainda as merendeiras com chouriço, bacalhau, azeitona e cozido. É vendido em diversos pontos e feiras da nossa região.

O barro vermelho tem um forte impacto económico nesta região, existindo varias indústrias deste material. Os produtos são vendidos para todo o país e exportados para diversos países estrangeiros.

Locais de interesse

• Concelho: Torres Vedras
    • Localidades: Campelos e Outeiro da Cabeça
  • Tipo de percurso: Circular
  • Pontos de partida e chegada:
    • Campelos: Mercado e Junta de Freguesia
    • Outeiro da Cabeça: Largo 1º de Maio
  • Distância:
    • PR12: 18.8 kms
    • PR12.1: 10.6 kms
    • PR12.2: 7.9 kms
  • Desníveis acumulados: 290 m
  • Duração:
    • PR12: 4h30
    • PR12.1: 2h30
    • PR12.2: 2 horas
  • Grau de dificuldade: Baixo
  • Época aconselhada: Todo o ano

Tendo em conta a possibilidade permanente de vandalismo da sinalização do percurso pedestre, aconselha-se a orientação através de meios complementares (folheto ou gps).