PR11 TVD - Rota do Morango

O percurso pedestre da Rota do Morango, que na sua totalidade tem a designação de PR11, está associado à divulgação da cultura do morango. Subdivide-se em dois percursos menores, denominados de PR11.1 e PR11.2.

O PR11 é um percurso circular com um total de 20,2 km, com início e fim no Largo 1º de Maio, na localidade de Ramalhal, passando pelas aldeias de Abrunheira, Ameal e Vila Facaia. Pode ser iniciado quer em direção à Abrunheira (sentido este), quer em direção a Vila Facaia (sentido oeste), sendo, independentemente da opção tomada, o Ameal a segunda aldeia de passagem. É possível contemplar ao longo deste percurso a totalidade dos pontos de interesse referidos nos sub-percursos PR11.1 e PR11.2.

O PR11.1, com 11,4 km, corresponde ao segmento que apresenta um desnível mais acentuado. Com início no Largo 1º de Maio, no Ramalhal, segue para oeste em direção à aldeia de Vila Facaia, passando pelo Vale das Fontainhas e atravessa a A8 por uma travessia inferior. Virando à esquerda, inicia-se uma subida para o alto do Casal da Espadaneira, de onde se pode apreciar uma magnífica paisagem, incluindo o vale que serve de passagem ao Rio Alcabrichel que vai desaguar em Porto Novo. O percurso continua a descer, agora para Vila Facaia, que oferece como pontos de interesse a Capela do Divino Espirito Santo, o Coreto e o Cruzeiro. Continuando no sentido sudoeste até ao final da aldeia, passando pelo Parque das Merendas, inicia-se uma descida até à travessia do rio. O percurso prossegue, de novo a subir em direção ao Ameal, passando por vastos terrenos de produção de morangos e por uma fonte natural, conhecida como Fonte da Mina. Mais alguns quilómetros e é atingido o largo da Igreja de Santo António, no Ameal, onde se encontra a capela e o seu cruzeiro. A ligação ao Ramalhal é feita através da variante que passa pela Fonte de Santo António, onde também existe o Lavadouro (já desativado) e que faz a ligação à EN8, junto ao edifício do extinto restaurante Azenha da Ponte. O percurso termina cerca 300 metros após a entrada na estrada nacional.

O PR11.2, com uma distância de 10.6 km, é o mais indicado para quem gosta de fazer caminhadas mais curtas. Tem também o seu ponto de partida no Ramalhal e começa por percorrer a variante no sentido inverso do PR11.1, de modo fazer a ligação ao largo da Igreja de Santo António, no Ameal. Segue-se então no sentido sudoeste, para a localidade de Abrunheira, passando por alguns morangais e terrenos de cultivo de hortícolas. Já na Abrunheira, o trajeto passará pelos lavadouros públicos, pela fonte e pelo Largo da Mina, continuando junto à Capela de São Sebastião, até ao largo da Associação Recreativa. Pouco depois, o percurso cruza a Linha do Oeste por uma passagem inferior, junto à Estação Ferroviária do Ramalhal, onde se pode observar o que resta do seu Jardim - em tempos galardoado com vários prémios. O Ramalhal, ponto de chegada deste percurso, surge aproximadamente dois quilómetros depois.

FICHA TÉCNICA DO PERCURSO

• Nome do percurso: PR11 TVD - Rota do Morango - Ramalhal/Ameal
  • Localização:
    • Concelho: Torres Vedras
    • Freguesia: Ramalhal
    • Localidades: Ramalhal, Ameal, Abrunheira e Vila Facaia
  • Tipo de percurso: Circular
  • Pontos de partida e chegada:
    • Largo 1º de Maio, junto ao edifício da Junta de Freguesia do Ramalhal
    • PR11.1 - Percurso verde: Médio
    • PR11.2 - Percurso amarelo: Fácil

• Época aconselhada: Todo o ano

Tendo em conta a possibilidade permanente de vandalismo da sinalização do percurso pedestre, aconselha-se a orientação através de meios complementares (folheto ou gps).

Folheto

PR11