Torres Vedras

Arquivo Municipal de Torres Vedras

O Arquivo Municipal de Torres Vedras pretende implementar as melhores práticas de gestão documental integrada, num esforço de melhoria contínua, orientadas para o cliente, com objetivos de eficácia e eficiência, com vista à satisfação de todas as suas expectativas de qualidade.

Além dos seus serviços de gestão documental, organiza os diversos fundos documentais e fornece a documentação/informação aos clientes internos e externos da Câmara Municipal de Torres Vedras.

História

As origens do Arquivo Municipal coincidem com o início do concelho de Torres Vedras, uma vez que o arquivo servia (e serve), em primeiro lugar, a instituição, sendo a sua documentação o reflexo do desenvolvimento das atividades quotidianas do município de Torres Vedras, desde a sua fundação.

Torres Vedras obteve Carta de Foral de D. Afonso III, a 15 de agosto de 1250, embora a vila e o termo já possuíssem uma organização municipal incipiente, pelo menos desde o reinado de D. Sancho I (1185-1211).

No ano de 1744, o Arquivo da Câmara encontrava-se numa cela da prisão, no piso inferior dos Paços do Concelho. Um preso, procurando evadir-se, lançou fogo aos documentos, tendo ocorrido um incêndio no Arquivo, que levou à destruição quase total da documentação medieval e moderna do concelho.

Em 1962, o Arquivo estava no Convento da Graça, onde funcionavam alguns serviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, para ali mudados em 1958. Mais tarde, passou para o edifício do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia. Desde 1997, encontra-se nas instalações da Câmara Municipal de Torres Vedras, na Avenida Cinco de Outubro.

O Arquivo Municipal alberga o Fundo da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Câmara do Julgado da Ribaldeira, esta extinta em 1855, bem como outros fundos particulares. O documento mais antigo data de 1453. Tem Livros de Acórdãos/Actas desde 1596 e Livros de Registo da Câmara, desde 1602.


Serviços Prestados

• Pesquisa documental: Pesquisa presencial do Catálogo Local

• Acesso a documentos: Leitura presencial de documentos de arquivo | Fornecimento de reproduções de documentos | Fornecimento remoto de cópias de documentos

• Acesso à Internet

• Animação Cultural: Organização de Encontros de História Turres Veteras | Produção de Exposições | Comemorações de Efemérides

• Edição: Edição de Estudos e Actas de Colóquios de temática local/nacional | Edição de Fontes Documentais | Edição de Guias, Catálogos e Inventários

• Educativos: Produção de visitas de estudo ao Arquivo | Apoio às escolas | Concursos escolares/prémios de investigação | Orientação de estágios para Técnicos Superiores e Técnicos Profissionais de Arquivo

• Apoio ao Utilizador: Apoio na elaboração de trabalhos científicos | Leitura e transcrição paleográfica | Uso de equipamento informático

• Referência: Resposta telefónica a perguntas dos utilizadores | Aconselhamento e orientação na investigação | Fornecimento de bibliografias

• Investigação: Investigação para Apoio aos Serviços da autarquia e/ou solicitações de outras instituições


Contactos

Av. 5 Outubro 2560-270 Torres Vedras
Telefone: 261320736
Email:arquivo@cm-tvedras.pt

Horário de Funcionamento

2ª a 6ª: 09h00 às 17h00 

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