Torres Vedras

Mobilidade

Transportes públicos Estacionamento Bicicletas urbanas Regulamentos

A tendência verificada nas últimas décadas nas cidades é de constante expansão, associado a mudanças significativas nas suas características funcionais. Os perímetros urbanos foram alastrando, absorvendo as áreas periféricas, nas quais se começaram a instalar grande parte das atividades económicas, acompanhadas pela emigração do sector habitacional para zonas adjacentes aos congestionados centros urbanos. Por outro lado, é cada vez maior a dependência das sociedades contemporâneas nos sistemas de transportes, em especial nos veículos individuais, exigindo cada vez mais mobilidade.

Não obstante, e numa ótica do conceito de desenvolvimento sustentável, é impreterível que o crescimento da mobilidade dos cidadãos decorra de uma forma ordenada e sustentável tanto numa perspetiva económica, como social e ambiental.


Estratégia 

A Estratégia de Mobilidade da Cidade de Torres Vedras pretende, por um lado, diagnosticar as principais debilidades do atual sistema de transportes da cidade de Torres Vedras e, por outro, definir um conjunto de medidas com vista à melhoria da mobilidade e da qualidade de vida em toda a cidade.


Plano de Mobilidade e Transportes

Os Planos de Mobilidade e Transportes apresentam-se como instrumentos fundamentais para a operacionalização das Diretrizes Nacionais para a Mobilidade Sustentável. 

O Plano de Mobilidade e Transportes de Torres Vedras tem como objetivo geral dotar o concelho de um sistema de mobilidade e transportes coerente e consistente, eficaz e eficiente, em linha com os princípios da sustentabilidade ambiental, da eficiência energética e da adaptação às alterações climáticas.

O Plano encontra-se estruturado em 4 volumes, descritos seguidamente e que acompanham a presente informação, em anexo:

  • Fase 1: Caraterização e diagnóstico – nesta fase (fase a que corresponde o presente relatório) procede-se à recolha e análise de informação de base necessária à caraterização da situação de referência e à identificação das disfunções em matéria de deslocações, das tendências pesadas de evolução, bem como das potencialidades e oportunidades do território em causa;
  • Fase 2: Construção de cenários, objetivos e definição da estratégia – os trabalhos a desenvolver nesta fase incluem a construção de cenários prospetivos, atentos às tendências de evolução do sistema de mobilidade e aos investimentos em curso ou programados, os quais permitirão a validação dos objetivos estratégicos do Plano e a delineação da estratégia a seguir;
  • Fase 3: Formulação e avaliação das propostas – esta fase corresponde ao volume operacional do Plano, onde serão definidas as medidas e ações a desenvolver, tendo em consideração os diferentes subsistemas de transporte (modos suaves, transporte coletivo e interfaces, transporte individual, estacionamento, transporte de mercadorias) e as respetivas sinergias com o ordenamento e planeamento do território e com a qualidade do ambiente;
  • Fase 4: Plano de Ação – esta última fase corresponde à formalização do plano como um instrumento operacional de trabalho, no âmbito do qual é definido o cronograma para a implementação das propostas. São estimados o investimento necessário e as possíveis fontes de financiamento e são identificados os agentes a envolver e a consultar na fase de concretização das propostas. Nesta fase serão ainda desenvolvidos os mecanismos de operacionalização e monitorização do Plano.

Notícias / Mobilidade

Imagem da Notícia Proposta para Rua dos Bombeiros Voluntários vence 11º “Pensar a Minha Rua
Imagem da Notícia Processo de renovação do Selo de Residente foi simplificado

Processo de renovação do Selo de Residente foi simplificado

10.08.2018

De forma a facilitar o processo de renovação do Selo de Estacionamento de Residente, a Câmara Municipal de Torres Vedras vem informar que o respetivo formulário e comprovativo de morada podem ser enviados para o e-mail geral@cm-tvedras.pt ou entregues no Balcão das Relações Públicas. (...)

Imagem da Notícia Aprovado concurso público para a aquisição de sistemas de controlo de tráfego

Agenda / Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade 2018

Torres Vedras

16 a 22 de setembro 2018

A Semana Europeia da Mobilidade 2018 tem como tema a Multimodalidade e como slogan "Combina e Move-te". A Multimodalidade no sector dos transportes, ou "transporte multimodal", é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem que, em combinação entre si, podem (...)