Torres Vedras

Formação

Serviço Pedagógico

Os Serviços Pedagógicos da Câmara Municipal congregam diversas áreas, através do contributo das valências da autarquia, como a Paços -Galeria Municipal, o Museu Municipal Leonel Trindade, a Biblioteca Municipal, a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, o Teatro- Cine e o Centro de Educação Ambiental.

As ações da Área da Juventude dinamizadas para as escolas destinam-se a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, gravitando em torno dos seguintes universos temáticos: Formação e Emprego, Mobilidade, Voluntariado e Interculturalidade.

Com as ferramentas pedagógicas indicadas almeja-se sensibilizar os jovens para a importância da aprendizagem ao longo da vida, em todos os espaços e contextos em que a mesma se poderá desenvolver, intentando-se que os mais novos mergulhem nas complexidades do mundo do trabalho, dando-lhes a conhecer a visão de empregadores e dos demais atores envolvidos. Pretende-se ainda apresentar oportunidades de mobilidade no espaço europeu, seja em contexto de trabalho, seja no domínio académico, ou em atividades de cariz associativo, fomentando-se o voluntariado enquanto prática de uma cidadania ativa. Deseja-se, também, celebrar a multiculturalidade, aproveitando as possibilidades que decorrem do diálogo entre diferentes culturas, num contexto local.

Formação e Emprego

Sessão “ Exploração Vocacional”; Sessão “Ensino superior – Uma Ferramenta Preciosa”; Sessão “Estágios – O Início de uma Carreira”

Mobilidade

Sessão “Serviço Voluntário Europeu”; Sessão “Intercâmbio de Jovens”; Sessão “Programa Leonardo da Vinci”; Sessão “Programa Comenius: Parcerias entre escolas”; Sessão “Programa Grundtvig: Parcerias de Aprendizagem”

Voluntariado

Sessão “Banco local de Voluntariado – O que é? Como Funciona?”; Sessão “Visitas Institucionais/Projetos de Voluntariado”; Sessão “Voluntariado Internacional”

Interculturalidade

Sessão “Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Torres Vedras”; Sessão “Mitos e Factos Sobre a Imigração”; Sessão “Educação Intercultural para Jovens”

Consulte a programação escolar do serviço pedagógico da Juventude