Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, que pertence ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do Município de Mouans-Sartoux (França) no que toca às refeições escolares para os municípios parceiros: Torres Vedras, Pays des Condruses (Bélgica), Troyan (Bulgária), Trikala (Grécia), Rosignano Marittimo (Itália), e Vaslui (Roménia).

Estas boas práticas baseiam-se na distribuição diária de refeições 100% biológicas e compostas principalmente por produtos locais, com medidas ao nível dos refeitórios que permitam a redução drástica do desperdício alimentar, bem como a organização de atividades educacionais específicas que promovam a consciencialização das crianças e famílias no que diz respeito à alimentação sustentável.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar - PSAE, implementado desde 2014.

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º Encontro Transnacional da Rede de Transferência de BioCantinas, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reúne os vários parceiros do projeto e é dedicado a um dos oito módulos do projeto: Exploração Municipal, Micro-Boas Práticas na Cozinha, Oferta e Procura de Produtos Biológicos, Governança Alimentar, Soberania Alimentar, Divulgação e Abertura ao Diálogo, Contratação Pública e Educação Alimentar.

O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund - ERDF, que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto que é responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Associações do Concelho reuniram-se em evento com novo formato
Imagem da Notícia GAL ecoMAR promoveu sessões sobre pesca e pescado em escolas do Concelho
Imagem da Notícia “10.º ano. E agora?” foi pergunta que deu mote a mostra formativa e vocacional