Torres Vedras

Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, que pertence ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do Município de Mouans-Sartoux (França) no que toca às refeições escolares para os municípios parceiros: Torres Vedras, Pays des Condruses (Bélgica), Troyan (Bulgária), Trikala (Grécia), Rosignano Marittimo (Itália), e Vaslui (Roménia).

Estas boas práticas baseiam-se na distribuição diária de refeições 100% biológicas e compostas principalmente por produtos locais, com medidas ao nível dos refeitórios que permitam a redução drástica do desperdício alimentar, bem como a organização de atividades educacionais específicas que promovam a consciencialização das crianças e famílias no que diz respeito à alimentação sustentável.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar - PSAE, implementado desde 2014.

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º Encontro Transnacional da Rede de Transferência de BioCantinas, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reúne os vários parceiros do projeto e é dedicado a um dos oito módulos do projeto: Exploração Municipal, Micro-Boas Práticas na Cozinha, Oferta e Procura de Produtos Biológicos, Governança Alimentar, Soberania Alimentar, Divulgação e Abertura ao Diálogo, Contratação Pública e Educação Alimentar. 

O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund - ERDF, que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto que é responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.


         

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Torres Vedras acolheu sessão de esclarecimento sobre produtos biológicos

Torres Vedras acolheu sessão de esclarecimento sobre produtos biológicos

24.10.2019

"Consumir produtos biológicos" foi o tema da sessão que decorreu no auditório do edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras, no dia 19 de outubro. Esta ação teve como objetivo esclarecer a comunidade sobre o consumo de produtos biológicos e apresentar o trabalho desenvolvido pelo Município nes (...)

Imagem da Notícia “Alimentação Saudável” foi o tema de workshop dirigido à comunidade cigana
Imagem da Notícia Torres Vedras participou no sexto encontro do projeto europeu BioCantinas
Imagem da Notícia Torres Vedras no pódio nacional das “eco escolas”…

Torres Vedras no pódio nacional das “eco escolas”…

23.10.2019

Foram atribuídas 54 bandeiras verdes a entidades torrienses ligadas à área do ensino no dia dedicado a este galardão, que aconteceu em Guimarães, reconhecendo-se assim o trabalho desenvolvido pelas mesmas no transato ano letivo no domínio da Educação para a Sustentabilidade. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras marcou presença no GreenFest

Torres Vedras marcou presença no GreenFest

21.10.2019

Torres Vedras esteve representado no GreenFest, que decorreu entre os dias 17 e 20 de outubro, no Campus da Universidade Nova, de Carcavelos (Nova School of Business & Economics). (...)

Imagem da Notícia Zagreb recebeu reunião do projeto “Moving and Learning Outside”

Agenda / Educação

Exposição

100 anos da Escola Secundária Municipal de Torres Vedras

Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras

3 de novembro a 31 de janeiro 2020

Em 1918, através de uma série de crónicas publicadas no jornal Ecos de Torres Vedras, Vítor Cesário da Fonseca, antigo aluno da Escola Secundária Municipal, iniciou uma campanha de consciencialização da opinião pública. O seu objetivo era chamar a atenção da população torriense para o (...)

Oficina infantojuvenil

Tubarões e raias: conhecer para proteger

Centro de Educação Ambiental

16 de novembro de 2019 | sábado

Na atividade Tubarões e raias: conhecer para proteger serão abordados diversos assuntos relacionados com a biologia e ecologia de tubarões e raias (elasmobrânquios) e a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas. Com esta atividade pretende-se desmistificar o tradicional medo que existe (...)

Mais

Inauguração da Escola Básica de São Pedro da Cadeira

Escola Básica de São Pedro da Cadeira

17 de novembro de 2019 | domingo

A Escola Básica de São Pedro da Cadeira será inaugurada no dia 17 de novembro, às 14h00 e contará com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial. Programa 12h30 | Almoço14h00 | Inauguração (...)

Evento infantojuvenil

Inscrições Tempo de Férias – Natal 2019

Torres Vedras

18 de novembro a 18 de dezembro 2019

Preparámos atividades muito divertidas para as tuas férias de Natal!O Tempo de Férias - Natal 2019 está à porta.De 18 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020 há um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e pedagógicas à escolha dos mais pequenos.Esta iniciativa - de tipo (...)

Debate/Seminário

Marés do Mar e do Espaço

Torres Vedras LabCenter

20 a 21 de novembro 2019

A força de maré é o principal fator explicativo das marés que observamos nas nossas praias, podem ser vivas ou mortas, dependem da lua, mas também do sol, e afetam as nossas vidas. Mas a força de maré é também fator determinante no movimento de outros corpos celestes, como Plutão e (...)

Evento

Feira do “Livro Científico”

Torres Vedras LabCenter

20 a 24 de novembro 2019

Venda de livros relacionados com as diversas Áreas das Ciências (Naturais, Física, Química, Matemática, Robótica, entre outras) dirigidas a todas as idades. (...)

voltar ao topo ↑