Eu vou a pé para a escola

A Câmara Municipal de Torres Vedras e a Promotorres EM, no âmbito da Estratégia de Mobilidade da Cidade de Torres Vedras, em parceria com o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, a Escola Básica da Conquinha, a Escola Básica Padre Francisco Soares, o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, a Escola Básica de Torres Vedras, a Polícia de Segurança Pública e a Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, têm em curso, desde o início do 3º período escolar do ano letivo 2014/2015 um projeto piloto designado de “Eu vou a pé para a escola”.

Este projeto procura estimular as crianças a fazerem o trajeto casa-escola a pé, acompanhados por um responsável e seguindo percursos pré-definidos. Em cada percurso existem pontos de paragem que balizam os tempos de percurso entre a partida e a chegada.

Principais objetivos para as crianças:

• Proporcionar maior qualidade de vida;
  • Promover uma melhor condição física;
  • Incrementar autonomia individual;
  • Aumento da responsabilização;
  • Assimilar atitudes e conceitos associados à segurança rodoviária.

Principais objetivos para as famílias:

• Incrementar o hábito de andar a pé;
  • Reforçar a coesão social entre a comunidade educativa e população em geral;
  • Economizar tempo diário.

Principais objetivos para a Cidade:

• Descongestionar o tráfego automóvel na cidade;
  • Reduzir o trânsito automóvel junto às escolas, proporcionando um nível superior de segurança para pedestres e condutores;
  • Melhorar a qualidade ambiental.

Percursos

Por cada percurso existe um horário de manhã para dar resposta ao horário de entrada na escola e um horário de tarde para o regresso dos alunos.

Escola Básica da Conquinha e Escola Básica Padre Francisco Soares (1º ciclo):

Escola Básica de Torres Vedras (1º ciclo):

Para o funcionamento da iniciativa “Eu vou a pé para a escola” foram definidas regras que devem ser tidas em conta por encarregados de educação e pelos próprios alunos, designadamente:

O dever do Encarregado de Educação:

1. Assumir a responsabilidade de segurança da criança, no caminho de e para as paragens;
  2. Assegurar que a criança se junta a tempo ao grupo, ficando à responsabilidade do encarregado de educação caso tal não suceda;
  3. Informar o(s) acompanhante(s) do grupo ou a escola de alguma alteração à deslocação habitual da criança ou falta.

O dever do aluno:

1. Ouvir e respeitar as instruções do(s) acompanhante(s);
  2. Chegar a tempo à paragem;
  3. Informar a escola e permanecer nesta, caso perca o grupo depois das aulas.

Inscrições

Para inscrever o seu educando deve preencher a respetiva ficha, entregar na escola ou enviar por e-mail para educacao@cm-tvedras.pt e aguardar pela validação da mesma.

Qualquer aluno que frequente uma das escolas que participam no projeto (EB Conquinha e EB Padre Francisco Soares e EB Torres Vedras), mesmo não residindo nas zonas que integram os percursos pré-definidos pode fazer inscrição, integrando o grupo numa das "paragens" identificadas nos mapas.