Torres Vedras

Brincar de Rua

O Brincar de Rua é um projeto que está a permitir que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, através da criação de grupos comunitários de brincar: que proporcionam espaços e tempos de brincar livre, de desenvolvimento natural de competências nas crianças; que promovem o envolvimento dos diversos agentes locais, melhorando a coesão e participação das comunidades; e que valoriza as pessoas do bairro para se tornarem líderes do projeto comunitário, através dum conjunto inovador de metodologias, recursos e ferramentas que garantem a segurança das crianças e o envolvimento da comunidade.

Criado pela Ludotempo (Associação de Promoção do Brincar) e reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos dez melhores projetos nacionais de 2016 com o prémio FAZ IOP, o Brincar de Rua chegou a Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Grupos Comunitários do Brincar

Todas as semanas, os Guardiões do Brincar do Largo de São Pedro e do Parque do Choupal  entregam duas horas de brincadeira não estruturada às crianças de cada grupo.

  • Largo de São Pedro - quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
  • Parque do Choupal - sábados, das 10h00 às 12h00

Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a mesma escola e que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo, enquanto as crianças brincam. 

Os interessados podem se juntar aos grupos comunitários ou vir a integrar um novo grupo comunitário do brincar.


Inscrições

Voluntários

Crianças 


Contactos

Telefone: 244 845 535

E-mail: brincarderua.ludotempo@gmail.com

Site do Brincar de Rua

Facebook


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

10.08.2022

“Missão Educar III – Professores em Ação na Europa” foi o projeto que levou docentes do concelho de Torres Vedras a participar em atividades e cursos em vários países europeus. O projeto, que decorre no âmbito do programa "Erasmus+”, pretendeu melhorar as estruturas educativas do Concelho. (...)

Imagem da Notícia “Tempo de Férias” animou recentemente o verão de cerca de 900 crianças e jovens
Imagem da Notícia Metodologia “MLO” está a ser introduzida em estabelecimentos de pré-escolar do Concelho
Imagem da Notícia Programa “Conhecer o que Como” encerrou o ano letivo com almoço especial

Programa “Conhecer o que Como” encerrou o ano letivo com almoço especial

12.07.2022

O encerramento do ano letivo em quatro escolas básicas do Concelho foi assinalado com um almoço especial, com alimentos característicos da primavera e do verão, no âmbito do programa “Conhecer o que Como”, uma iniciativa da Aliança Contra a Fome e Má-Nutrição Portugal em parceria com a Câmara Munici (...)

Imagem da Notícia Atividade “Jantar Com os meus Pais, no Restaurante da Escola” foi proporcionada na Ventosa
Imagem da Notícia Turmas do Concelho envolvidas no projeto “Oeste + Ciência” reuniram-se em evento

Agenda / Educação

Oficina infantojuvenil

Conecta a robótica com a tua criatividade

Aguarela

7 de setembro de 2022 | quarta

Esta atividade consiste na construção de um brinquedo-robô simples, um barco com reutilização de materiais, que permite desenvolver a criatividade, noções de circuitos eléctricos e manuseamento de componentes eléctricos. Podes decorá-lo como mais gostares. Põe a tua criatividade à (...)

voltar ao topo ↑