Torres Vedras

Brincar de Rua

O Brincar de Rua é um projeto que está a permitir que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, através da criação de grupos comunitários de brincar: que proporcionam espaços e tempos de brincar livre, de desenvolvimento natural de competências nas crianças; que promovem o envolvimento dos diversos agentes locais, melhorando a coesão e participação das comunidades; e que valoriza as pessoas do bairro para se tornarem líderes do projeto comunitário, através dum conjunto inovador de metodologias, recursos e ferramentas que garantem a segurança das crianças e o envolvimento da comunidade.

Criado pela Ludotempo (Associação de Promoção do Brincar) e reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos dez melhores projetos nacionais de 2016 com o prémio FAZ IOP, o Brincar de Rua chegou a Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Grupos Comunitários do Brincar

Todas as semanas, os Guardiões do Brincar do Largo de São Pedro e do Parque do Choupal  entregam duas horas de brincadeira não estruturada às crianças de cada grupo.

  • Largo de São Pedro - quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
  • Parque do Choupal - sábados, das 10h00 às 12h00

Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a mesma escola e que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo, enquanto as crianças brincam. 

Os interessados podem se juntar aos grupos comunitários ou vir a integrar um novo grupo comunitário do brincar.


Inscrições

Voluntários

Crianças 


Contactos

Telefone: 244 845 535

E-mail: brincarderua.ludotempo@gmail.com

Site do Brincar de Rua

Facebook


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Aberto concurso de empreitada para construção da EB do Ramalhal
Imagem da Notícia Requalificação e modernização da Escola Básica de Freiria vai ter início
Imagem da Notícia Programas municipais integram lista de boas práticas da Comissão Europeia

Programas municipais integram lista de boas práticas da Comissão Europeia

15.07.2020

Os programas “Mexa-se para a Vida” e “Escol@ em Casa” integram uma lista de boas práticas elaborada pelo 100 Intelligent Cities Challenge. O objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é reunir boas práticas baseadas em tecnologia implementadas por cidades em resposta à pandemia, inspirando outra (...)

Imagem da Notícia Câmara Municipal transfere competências para a freguesia de Ponte do Rol

Câmara Municipal transfere competências para a freguesia de Ponte do Rol

30.06.2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras e a freguesia de Ponte do Rol formalizaram hoje, 30 de junho, a transferência de competências. O auto de transferência foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Ponte do Rol, Ped (...)

Imagem da Notícia Jogo do Município realizou-se com novo formato

Jogo do Município realizou-se com novo formato

29.06.2020

O Jogo do Município realiza-se agora no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo a Assembleia Final do mesmo decorrido na tarde do dia 26 de junho, ineditamente por meio de uma plataforma digital. (...)

Imagem da Notícia Educação pré-escolar do concelho de Torres Vedras retomou atividades
voltar ao topo ↑