Torres Vedras

Brincar de Rua

O Brincar de Rua é um projeto que está a permitir que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, através da criação de grupos comunitários de brincar: que proporcionam espaços e tempos de brincar livre, de desenvolvimento natural de competências nas crianças; que promovem o envolvimento dos diversos agentes locais, melhorando a coesão e participação das comunidades; e que valoriza as pessoas do bairro para se tornarem líderes do projeto comunitário, através dum conjunto inovador de metodologias, recursos e ferramentas que garantem a segurança das crianças e o envolvimento da comunidade.

Criado pela Ludotempo (Associação de Promoção do Brincar) e reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos dez melhores projetos nacionais de 2016 com o prémio FAZ IOP, o Brincar de Rua chegou a Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Grupos Comunitários do Brincar

Todas as semanas, os Guardiões do Brincar do Largo de São Pedro e do Parque do Choupal  entregam duas horas de brincadeira não estruturada às crianças de cada grupo.

  • Largo de São Pedro - quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
  • Parque do Choupal - sábados, das 10h00 às 12h00

Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a mesma escola e que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo, enquanto as crianças brincam. 

Os interessados podem se juntar aos grupos comunitários ou vir a integrar um novo grupo comunitário do brincar.


Inscrições

Voluntários

Crianças 


Contactos

Telefone: 244 845 535

E-mail: brincarderua.ludotempo@gmail.com

Site do Brincar de Rua

Facebook


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Presidente da Câmara Municipal tomou posse como membro do Conselho Nacional de Educação
Imagem da Notícia Residências universitárias de Torres Vedras obtiveram financiamento

Residências universitárias de Torres Vedras obtiveram financiamento

16.09.2022

O contrato de financiamento para a criação de residências universitárias em Torres Vedras foi celebrado no dia 15 de setembro, na Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito da cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. (...)

Imagem da Notícia Professores do 1.º ciclo participaram em encontro sobre “Aprender com o corpo todo”
Imagem da Notícia Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

10.08.2022

“Missão Educar III – Professores em Ação na Europa” foi o projeto que levou docentes do concelho de Torres Vedras a participar em atividades e cursos em vários países europeus. O projeto, que decorre no âmbito do programa "Erasmus+”, pretendeu melhorar as estruturas educativas do Concelho. (...)

Imagem da Notícia “Tempo de Férias” animou recentemente o verão de cerca de 900 crianças e jovens
Imagem da Notícia Metodologia “MLO” está a ser introduzida em estabelecimentos de pré-escolar do Concelho

Agenda / Educação

Oficina infantojuvenil

Os peixes e eu! – morfologia interna e externa

Centro de Educação Ambiental

15 de outubro de 2022 | sábado

Será que o nosso corpo mais semelhanças ou diferenças com o corpo de um peixe? Vamos calçar as luvas e investigar, a morfologia externa e interna do carapau e descobrir! (...)

Oficina infantojuvenil

Para uma alimentação saudável fazer com os robôs vamos aprender

Torres Vedras LabCenter

22 de outubro de 2022 | sábado

Inserida no evento "Outubro - Mês da Alimentação" e no programa "Robótica para Todos em Família" do Serviço Educativo Robótica para Todos, esta atividade é um momento, em família, de partilha com robôs. A atividade “Para uma Alimentação Saudável fazer com os Robôs vamos (...)

Mais

“O Rei manda… Brincar no Feriado Municipal”

Largo de São Pedro, Torres Vedras

11 de novembro de 2022 | sexta

Inserido nas comemorações das Festas de Torres Vedras, o "Rei manda" voltar a sair à rua para brincar, desta vez, no dia 11 de novembro, feriado municipal. Neste dia encorajamos, uma vez mais, a comunidade educativa a ajudar as crianças a desfrutar de um dia para brincar livremente, ao ar (...)

voltar ao topo ↑