Brincar de Rua

O Brincar de Rua é um projeto que está a permitir que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, através da criação de grupos comunitários de brincar: que proporcionam espaços e tempos de brincar livre, de desenvolvimento natural de competências nas crianças; que promovem o envolvimento dos diversos agentes locais, melhorando a coesão e participação das comunidades; e que valoriza as pessoas do bairro para se tornarem líderes do projeto comunitário, através dum conjunto inovador de metodologias, recursos e ferramentas que garantem a segurança das crianças e o envolvimento da comunidade.

Criado pela Ludotempo (Associação de Promoção do Brincar) e reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos dez melhores projetos nacionais de 2016 com o prémio FAZ IOP, o Brincar de Rua chegou a Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Grupos Comunitários do Brincar

Todas as semanas, os Guardiões do Brincar do Largo de São Pedro e do Parque do Choupal  entregam duas horas de brincadeira não estruturada às crianças de cada grupo.

• Largo de São Pedro - quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
  • Parque do Choupal - sábados, das 10h00 às 12h00

Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a mesma escola e que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo, enquanto as crianças brincam.

Os interessados podem se juntar aos grupos comunitários ou vir a integrar um novo grupo comunitário do brincar.

Voluntários

Crianças

E-mail: brincarderua.ludotempo@gmail.com

Site do Brincar de Rua

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Zagreb recebeu reunião do projeto “Moving and Learning Outside”
Imagem da Notícia “Olá Setembro!” preparou o início de mais um ano letivo

“Olá Setembro!” preparou o início de mais um ano letivo

09.10.2019

O “Olá Setembro! Um Regresso à Escola para todos” marcou o arranque do novo ano letivo, com um conjunto de atividades e iniciativas dirigidas aos diferentes públicos da comunidade escolar do Concelho. Este programa, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, teve início a 4 de setembro e term (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras participou na Festa do Outono da Fundação Serralves

Torres Vedras participou na Festa do Outono da Fundação Serralves

09.10.2019

O Município de Torres Vedras participou na 11.ª edição da Festa do Outono, que decorreu na Fundação Serralves, nos dias 28 e 29 de setembro, com uma leitura encenada do livro “O herbário do Sr. Ouriço”. A obra de Ana Meireles deu origem a um espetáculo, que contou com a encenação de Vera Alvelos e o (...)

Imagem da Notícia PLAYday proporcionou manhã de brincadeira no Parque do Choupal
Imagem da Notícia “A Escola e os Desafios Sociais” debatidos em jantar-tertúlia do “Olá Setembro!”
Imagem da Notícia Escolas recebem ações de sensibilização sobre nutrição e desperdício alimentar

Agenda / Educação

Inscrições para Bolsas Ensino Superior

concelho de Torres Vedras

Até 23 de outubro

Conforme noticiado, o Município de Torres Vedras em parceria com várias entidades concelhias, e no âmbito do programa "+Futuro", irá atribuir a jovens do concelho bolsas de estudo para frequentar o ensino superior. As inscrições para a atribuição das bolsas de estudo têm início no (...)

Debate/Seminário

(Trans)formar, O Poder (Trans)formador da formação: novos caminhos!

Coimbra

26 de outubro de 2019 | sábado

Consciente dos muitos desafios que hoje são colocados aos Formadores, e dando prosseguimento aos objetivos traçados pelo CENFIM, através do seu Departamento de Recursos Humanos, no que se refere à promoção de ações que potenciem o desempenho dos recursos humanos, quer ao nível técnico, (...)

À descoberta da programação