Torres Vedras

Ano letivo 2022/2023

O regresso mais esperado

É com entusiasmo que a comunidade educativa aguarda o início do novo ano letivo no concelho de Torres Vedras. Os encarregados de educação acompanham a preparação dos mais novos, num processo marcado pela dedicação dos profissionais de educação e ensino.

O início do ano letivo 2022/2023 reveste-se de especial significado, uma vez que voltamos às escolas sem limitações decorrentes da pandemia de COVID-19. Esperamos que a situação assim se mantenha e que as nossas crianças possam viver a escola na sua plenitude, num dia a dia saudável e em segurança.

Este regresso à escola contempla, ainda, mudanças no que toca à organização do ano letivo, que passa a estar dividido em dois semestres, trazendo novos desafios pedagógicos.

A educação pré-escolar e o 1.º ciclo passam, ainda, a contar com um novo sistema de aquisição de refeições, que pretende facilitar o processo junto dos encarregados de educação.

As novidades que marcam o arranque deste ano letivo pretendem adaptar as escolas à realidade dos nossos dias, modernizando procedimentos e proporcionando melhores condições para crianças e jovens.

Da parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, continuaremos a trabalhar diariamente com a comunidade educativa e os mais variados parceiros, de forma a garantir as melhores condições de aprendizagem e de ensino no nosso território.

Laura Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

 



O ano letivo 2022/2023 inicia-se de uma forma mais positiva e otimista que os anteriores anos letivos. Iniciamos sem constrangimentos relacionados com a COVID-19, sem máscaras nas escolas, sem desfasamento de horários, sem turmas em bolha, ou seja, escolas onde todos podem voltar a viver de uma forma mais saudável, mais tranquila e mais feliz. Esperamos, naturalmente, que esta ausência de restrições se mantenha ao longo de todo o ano letivo.

Pela primeira vez no concelho de Torres Vedras, implementamos um modelo de organização semestral do ano letivo. Foi uma decisão unânime de todos os Agrupamentos de Escolas (AE), procurando atualizar métodos pedagógicos que sejam mais adaptados às verdadeiras necessidades das nossas crianças e jovens. 

É natural que esta decisão se faça sentir mais no que toca ao calendário escolar e à organização da vida familiar relativamente aos períodos das pausas letivas. No caso da educação pré-escolar, reafirmamos que o Serviço de Apoio à Família funcionará em todos os dias de interrupção letiva (excetuando a terça-feira de Carnaval). No caso do 1.º ciclo, o Município, em conjunto com as Juntas de Freguesia e os Agrupamentos de Escolas, procurarão encontrar alternativas para a ocupação dos tempos de pausa letiva.

Outra novidade deste ano letivo é a reformulação do sistema de gestão dos serviços prestados pelo Município de Torres Vedras nas diversas escolas do Concelho. O objetivo passa por modernizar os nossos sistemas e, consequentemente, facilitar a marcação e o pagamento de refeições nos estabelecimentos escolares, proporcionando ao pré-escolar e ao 1.º ciclo a utilização de um sistema idêntico aos restantes níveis de ensino.


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Presidente da Câmara Municipal tomou posse como membro do Conselho Nacional de Educação
Imagem da Notícia Residências universitárias de Torres Vedras obtiveram financiamento

Residências universitárias de Torres Vedras obtiveram financiamento

16.09.2022

O contrato de financiamento para a criação de residências universitárias em Torres Vedras foi celebrado no dia 15 de setembro, na Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito da cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. (...)

Imagem da Notícia Professores do 1.º ciclo participaram em encontro sobre “Aprender com o corpo todo”
Imagem da Notícia Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

Professores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”

10.08.2022

“Missão Educar III – Professores em Ação na Europa” foi o projeto que levou docentes do concelho de Torres Vedras a participar em atividades e cursos em vários países europeus. O projeto, que decorre no âmbito do programa "Erasmus+”, pretendeu melhorar as estruturas educativas do Concelho. (...)

Imagem da Notícia “Tempo de Férias” animou recentemente o verão de cerca de 900 crianças e jovens
Imagem da Notícia Metodologia “MLO” está a ser introduzida em estabelecimentos de pré-escolar do Concelho

Agenda / Educação

Oficina infantojuvenil

Os peixes e eu! – morfologia interna e externa

Centro de Educação Ambiental

15 de outubro de 2022 | sábado

Será que o nosso corpo mais semelhanças ou diferenças com o corpo de um peixe? Vamos calçar as luvas e investigar, a morfologia externa e interna do carapau e descobrir! (...)

Oficina infantojuvenil

Para uma alimentação saudável fazer com os robôs vamos aprender

Torres Vedras LabCenter

22 de outubro de 2022 | sábado

Inserida no evento "Outubro - Mês da Alimentação" e no programa "Robótica para Todos em Família" do Serviço Educativo Robótica para Todos, esta atividade é um momento, em família, de partilha com robôs. A atividade “Para uma Alimentação Saudável fazer com os Robôs vamos (...)

Mais

“O Rei manda… Brincar no Feriado Municipal”

Largo de São Pedro, Torres Vedras

11 de novembro de 2022 | sexta

Inserido nas comemorações das Festas de Torres Vedras, o "Rei manda" voltar a sair à rua para brincar, desta vez, no dia 11 de novembro, feriado municipal. Neste dia encorajamos, uma vez mais, a comunidade educativa a ajudar as crianças a desfrutar de um dia para brincar livremente, ao ar (...)

voltar ao topo ↑