Torres Vedras

Ciclos

Temporada Darcos

A “Temporada Darcos” constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional, a qual é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pelo Teatro-Cine de Torres Vedras e pela Temporada Darcos, e em que se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência. A primeira edição deste ciclo anual, com direção artística do compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real, realizou-se em 2009.

Os espetáculos desta temporada são interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, mas também por aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, tendo também já contado com a participação de proeminentes figuras do panorama musical nacional enquanto comentadores.

Ao longo da temporada, o grupo Ensemble Darcos, um dos melhores grupos de música de câmara nacionais, o qual é orientado por Nuno Côrte-Real, está durante determinados períodos em residência artística no Teatro-Cine de Torres Vedras.


Café com filmes

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

Coprodução: Académico de Torres Vedras (ATV)

voltar ao topo ↑