Torres Vedras

Ciclos

Temporada Darcos

Já na sua sexta edição, a Temporada Darcos 013 prossegue a sua missão de dar a conhecer a música clássica e a nova música portuguesa, sob a direção artística do compositor e maestro Nuno Côrte-Real. De destacar a vinda pela primeira vez a Torres Vedras da Orquestra do Algarve, num concerto onde se poderão escutar obras de Schumann, Mozart e do compositor português Eurico Carrapatoso, que contará com a presença do pianista Helder Marques e do tenor Mário Alves.

Continuando a profícua colaboração entre o Ensemble Darcos e a RDP - Antena 2, a Temporada Darcos 013 apresentará quatro concertos transmitidos em direto, dois deles a realizar na Academia de Ciências de Lisboa.

De salientar ainda a participação dos sopranos Elsa Cortez e Eduarda Melo, e a apresentação de um vídeo original de Rui Gato, Margarida Moura Guedes e Ricardo Viana, sobre a obra de Olivier Messiaen, Quarteto para o Fim dos Tempos.

À semelhança de 2012, será apresentado mais um dos geniais bailados de Igor Stravinski, desta feita o mais célebre e notório, A Sagração da Primavera, numa redução para piano a quatro mãos escrita pelo próprio compositor, interpretado pelos pianistas Helder Marques e Joana Gama.

Em suma, a Temporada Darcos 013 apresenta um total de dez concertos de câmara e sinfónicos, tentando premiar a diversidade e o ecletismo, e onde se ensaia a união entre o velho e o novo, única forma do nosso presente se poder transformar no nosso futuro. Oiça a música onde ela verdadeiramente existe: no palco, com os músicos e consigo!

Café com filmes

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

Co-produção: ATV