Torres Vedras

Serviço Educativo

O Serviço Educativo está investido de um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento da criatividade   através da realização  de atividades inovadoras e experimentais, que englobam diferentes formas de expressão.

As histórias, que são  escolhidas anualmente,   funcionam como sendo o coração dos projetos que desenvolve e  permitem, ainda, estabelecer uma relação próxima com diferentes culturas,  alimentando a imaginação e ajudando cada um a aprender sobre si próprio  e sobre os outros.

 De facto o  uso das histórias, em comparação com outros modos de interpretação dos objetos de coleção e artísticos,  é único,  tendo em conta que, quer o tangível quer o intangível, podem ser explorados em simultâneo.

 Assim, partindo de histórias  este serviço tem como missão  funcionar como um laboratório de experiência  e partilha cultural, permitindo aos diferentes públicos a quem se dirige, participar no processo de “ler” e “criar” diferentes linguagens expressivas.

 Assumindo uma relação privilegiada com as escolas e os professores, o certo é que não descura todos os que numa perspetiva transversal queiram  aprender, partilhar saberes  e participar na vida cultural. Importa portanto registar a Fábrica das Histórias como espaço de todos e para todos, onde se alargam e diversificam competências, mas também onde se tecem laços, se cruzam experiências, se partilham memórias e se procura entender o presente para melhor poder construir o FUTURO.

Consulte a programação escolar do Serviço Educativo.