Torres Vedras

COVID-19: linha de apoio psicossocial

Conteúdos desta página

  1. Linha de apoio psicossocial
  2. Ajuda Porta a Porta

Linha de apoio psicossocial

No âmbito da pandemia causada pela doença COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras disponibiliza uma linha telefónica de apoio psicossocial. A Linha de Apoio Psicossocial destina-se a apoiar cidadãos especialmente vulneráveis, designadamente em situações de isolamento, doença mental, carência ou outro tipo de necessidade premente. 

Constituída por uma equipa multidisciplinar, atua nas seguintes áreas:

  • Apoio psicológico: prevenção de riscos e minimização do impacto negativo da situação de isolamento social, através do restabelecimento do equilíbrio emocional e da definição de estratégias de adaptação às novas rotinas.

  • Ajuda Porta a Porta: rede de distribuição de bens de primeira necessidade.

  • Esclarecimentos e prestação de informação, encaminhamento e resolução de problemas de natureza social, em articulação com as entidades da Rede local, no que se refere a apoio alimentar (necessidade), acesso à medicação, carências habitacionais, reparações urgentes, entre outros, que façam perigar a salvaguarda do bem-estar e da dignidade do próprio e de terceiros.

O atendimento decorre entre as 10h00 e as 17h00, todos os dias, através do número 800 200 066. Pode, ainda, entrar em contacto através do e-mail covid19.apoio@cm-tvedras.pt 

Recorde-se que para assuntos de saúde deverá ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).


Ajuda Porta a Porta

A Câmara Municipal de Torres Vedras, em articulação com as Juntas de Freguesia do concelho, criou uma rede de distribuição de bens alimentares que pretende apoiar os munícipes especialmente vulneráveis. “Ajuda Porta a Porta” é a rede que faz a compra e a entrega de produtos alimentares de primeira necessidade no território do concelho.

O serviço da linha de apoio psicossocial está disponível para os munícipes que se encontrem em isolamento profilático ou que não tenham suporte familiar, nomeadamente idosos e cidadãos especialmente vulneráveis, como portadores de doença crónica, doença oncológica, com deficiência ou incapacidade.

Para aceder ao serviço, os cidadãos deverão recorrer à linha de apoio psicossocial e prestar as seguintes informações:

  • Nome
  • Morada
  • Número do documento de identificação
  • Número de contribuinte
  • Lista de produtos a adquirir

A entrega dos produtos irá decorrer até 48 horas após a realização do pedido, salvo situações imponderáveis.

O “Ajuda Porta a Porta” irá entrar em contacto com os munícipes, indicando a hora prevista de entrega e o valor dos produtos adquiridos. Os munícipes serão novamente contactados quando a entrega estiver prestes a ser efetuada. O pagamento é efetuado no ato de entrega.

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