Torres Vedras

COVID-19: Máscaras

A utilização de máscara durante a pandemia de COVID-19 previne a dispersão do vírus através da tosse e de espirros, uma vez que um indivíduo potencialmente infetado mas assintomático ou pré‐sintomático, se usar máscara, estará a proteger os outros da sua potencial infeção.

As máscaras podem ser utilizadas de forma generalizada pela população, devendo ser considerada enquanto medida complementar que não põe em causa as medidas de distanciamento e isolamento social implementadas até ao momento, nem as recomendações de saúde e etiqueta respiratória.


Máscara caseira

Existem vários métodos de confeção de máscaras caseiras através de materiais que, geralmente, se encontram em casa, sendo possível optar por métodos com ou sem costura. 

Estes métodos são recomendados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América. As máscaras devem ser lavadas regularmente na máquina de lavar, dependendo da frequência com que são utilizadas.

Método com costura

Para fazer uma máscara caseira através de um método com costura, comece por cortar dois retângulos de tecido de algodão com 25x15 cm. Sobreponha os dois retângulos. Dobre 3 cm dos lados maiores para dentro e cosa em todo o comprimento, fazendo o mesmo nos lados mais curtos.

Passe um elástico por dentro das bainhas mais curtas. Dê um nó nas pontas e esconda-o dentro das bainhas. Junte o elástico ao tecido da bainha e ajuste de ambos os lados, para que a máscara fique ajustada ao rosto. Cosa os elásticos, dando um ponto em cada canto, de forma a não escorregar.

Método com costura


Métodos sem costura

Caso opte por um método sem costura, comece por cortar a parte inferior de uma t-shirt cerca de 20 cm acima da bainha. Escolha uma das extremidades e corte uma tira com 15 cm de comprimento. A largura da fita deve permitir que sobre tecido de ambos os lados. Depois, corte a extremidade dessas pontas que restaram. Para utilizar a máscara, aperte as fitas em redor do pescoço e sobre a cabeça.

Métodos sem costura

Se preferir outro método para fazer uma máscara caseira sem costura, comece por dobrar ao meio um tecido de algodão com 30x30 cm. Volte a dobrar, desta vez de cima para baixo e, depois, de baixo para cima. Coloque elásticos nas extremidades a cerca de 15 cm de distância. Dobre as pontas do tecido para o meio e encaixe-as uma na outra.

Métodos sem costura


Notícias / COVID-19

Imagem da Notícia COVID-19: Município distribuiu máscaras às crianças do 1º ciclo

COVID-19: Município distribuiu máscaras às crianças do 1º ciclo

30.10.2020

O Município de Torres Vedras distribuiu máscaras têxteis reutilizáveis às crianças das escolas do 1º ciclo do Concelho. No total, foram distribuídas cerca de 2680 máscaras, garantindo que todas as crianças deste nível de escolaridade têm acesso a este equipamento de proteção individual. (...)

Imagem da Notícia Município apoia vacinação gratuita de munícipes acima de 65 anos

Município apoia vacinação gratuita de munícipes acima de 65 anos

26.10.2020

O Município de Torres Vedras está a apoiar a vacinação gratuita contra a gripe de munícipes de idade igual ou superior a 65 anos em várias farmácias comunitárias do Concelho. Em causa estão 2000 vacinas que resultam de um protocolo assinado entre o Município de Torres Vedras e a Dignitude. (...)

Imagem da Notícia COVID-19: Espaços municipais receberam a certificação “Covid Safe”
Imagem da Notícia COVID-19: Balanço da implementação do Programa Municipal de Apoio Extraordinário
Imagem da Notícia Câmara Municipal de Torres Vedras aprova a redução do IMI

Câmara Municipal de Torres Vedras aprova a redução do IMI

13.10.2020

A proposta de redução do IMI em 0,05%, para os prédios urbanos, fixando a taxa em 0,35%, e de isenção de derrama para os sujeitos passivos cujo volume de negócios em 2020 não ultrapasse os 150 mil euros foi aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara realizada hoje, 13 de outubro. (...)

Imagem da Notícia Centro de Saúde de Torres Vedras foi ampliado

Centro de Saúde de Torres Vedras foi ampliado

02.10.2020

O Município de Torres Vedras procedeu à ampliação do Centro de Saúde de Torres Vedras, num investimento de cerca de 76,2 mil euros. Em causa está a instalação de um edifício modular onde irá funcionar uma área dedicada para avaliação e tratamento de pessoas com infeção respiratória. (...)

voltar ao topo ↑