Torres Vedras

COVID-19: Máscaras

Conteúdos desta página

  1. Máscara têxtil reutilizável
  2. Máscara caseira

A utilização de máscara durante a pandemia de COVID-19 previne a dispersão do vírus através da tosse e de espirros, uma vez que um indivíduo potencialmente infetado mas assintomático ou pré‐sintomático, se usar máscara, estará a proteger os outros da sua potencial infeção.

As máscaras podem ser utilizadas de forma generalizada pela população, devendo ser considerada enquanto medida complementar que não põe em causa as medidas de distanciamento e isolamento social implementadas até ao momento, nem as recomendações de saúde e etiqueta respiratória.

Máscara têxtil reutilizável

A Proteção Civil de Torres Vedras encontra-se a distribuir máscaras têxteis reutilizáveis aos estabelecimentos do concelho de Torres Vedras, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus, causador da doença COVID-19, em espaços fechados.

As máscaras são produzidas por voluntários, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, sendo processadas e entregues aos estabelecimentos pela Proteção Civil de Torres Vedras. Os estabelecimentos de venda de bens essenciais que pretendam aderir devem entrar em contacto através do e-mail prociv@cm-tvedras.pt 

  • Antes de colocar a máscara deve higienizar as mãos, com água e sabão ou com uma solução à base de álcool.
  • Não deve tocar na máscara enquanto estiver em utilização. Caso tal aconteça, deve higienizar as mãos imediatamente.
  • Utilize a máscara por um período máximo de 4 horas por dia, substituindo por uma nova no final desse período ou assim que se encontre húmida.


Para a correta remoção da máscara, deve:

  • Higienizar as mãos, com água e sabão ou com uma solução à base de álcool.
  • Pegar na máscara através dos elásticos, sem tocar na parte da frente.
  • Não tocar nos olhos, no nariz e na boca.
  • Colocar a máscara individualizada num saco plástico fechado, até ser colocada na máquina de lavar.
  • Voltar a higienizar as mãos imediatamente após remover a máscara.
  • A máscara retirada deve ser lavada antes de ser reutilizada.

Máscara caseira

Existem vários métodos de confeção de máscaras caseiras através de materiais que, geralmente, se encontram em casa, sendo possível optar por métodos com ou sem costura. 

Estes métodos são recomendados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América. As máscaras devem ser lavadas regularmente na máquina de lavar, dependendo da frequência com que são utilizadas.

Método com costura

Para fazer uma máscara caseira através de um método com costura, comece por cortar dois retângulos de tecido de algodão com 25x15 cm. Sobreponha os dois retângulos. Dobre 3 cm dos lados maiores para dentro e cosa em todo o comprimento, fazendo o mesmo nos lados mais curtos.

Passe um elástico por dentro das bainhas mais curtas. Dê um nó nas pontas e esconda-o dentro das bainhas. Junte o elástico ao tecido da bainha e ajuste de ambos os lados, para que a máscara fique ajustada ao rosto. Cosa os elásticos, dando um ponto em cada canto, de forma a não escorregar.

Método com costura


Métodos sem costura

Caso opte por um método sem costura, comece por cortar a parte inferior de uma t-shirt cerca de 20 cm acima da bainha. Escolha uma das extremidades e corte uma tira com 15 cm de comprimento. A largura da fita deve permitir que sobre tecido de ambos os lados. Depois, corte a extremidade dessas pontas que restaram. Para utilizar a máscara, aperte as fitas em redor do pescoço e sobre a cabeça.

Métodos sem costura

Se preferir outro método para fazer uma máscara caseira sem costura, comece por dobrar ao meio um tecido de algodão com 30x30 cm. Volte a dobrar, desta vez de cima para baixo e, depois, de baixo para cima. Coloque elásticos nas extremidades a cerca de 15 cm de distância. Dobre as pontas do tecido para o meio e encaixe-as uma na outra.

Métodos sem costura


Notícias / COVID-19

Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 2 de agosto
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 1 de agosto
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 31 de julho
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 30 de julho
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 29 de julho
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 28 de julho
voltar ao topo ↑