Torres Vedras

COVID-19: Centro de testes

Conteúdos desta página

  1. Centro de testes à COVID-19
  2. Perguntas frequentes

Centro de testes à COVID-19

O concelho de Torres Vedras conta com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes realizam-se cinco dias por semana (exceto terça e quinta-feira), das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Centro de Educação Ambiental (Parque Verde da Várzea). O acesso pode ser feito pelo Parque Verde da Várzea ou através do parque de estacionamento a sul do Centro, junto ao polidesportivo.

Sublinhe-se que os testes são gratuitos mas encontram-se sujeitos a prescrição pela Linha SNS24 ou pela Área Dedicada COVID-19 (ADC) do Centro de Saúde de Torres Vedras, com posterior marcação para data e hora específicas.

Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).

Consoante os critérios de gravidade, os profissionais de saúde da Linha SNS 24 poderão indicar que o doente suspeito de COVID-19 se deve dirigir para avaliação médica a uma das Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC) do Concelho - no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras - ou que permaneça no seu domicílio em auto-cuidados.

Caso seja indicada a realização do teste à COVID-19, as marcações para o centro de testes podem ser feitas através do número 910 014 000, todos os dias, das 9h00 às 13h00. No processo de marcação, deverão ser facultados os seguintes dados:

  • Nº de prescrição
  • Nome
  • Nº de utente do SNS
  • Telefone
  • Data de nascimento
  • E-mail

Note-se que os testes estão sujeitos a critérios clínicos de prioridades definidos pela Norma nº4/2020 da Direção Geral de Saúde bem como a critérios epidemiológicos por forma a quebrar cadeias de transmissão. A prioridade estabelecida para o teste à COVID-19 é a seguinte:

  1. Doentes com critérios de internamento hospitalar;
  2. Recém-nascidos e grávidas;
  3. Profissionais de saúde sintomáticos;
  4. Contactos sintomáticos de casos confirmados;
  5. Doentes com comorbilidades, nomeadamente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna ativa, ou estados de imunossupressão;
  6. Doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença;
  7. Doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades identificadas acima.

Perguntas frequentes

  • Como é feito o teste?
    O teste é realizado de forma rápida e indolor. Consiste numa recolha de exsudado (secreções) com auxílio de uma zaragatoa (cotonete gigante) em ambas as narinas e outra recolha ao nível faríngeo (garganta).

  • Quem realiza os testes?
    Os testes são realizados de forma voluntária por uma técnica auxiliar de saúde formada pela escola profissional do Externato da Póvoa de Penafirme.


  • Qual o tempo estimado de espera entre a marcação e a realização do teste?
    A realização dos testes laboratoriais deverá ser realizada no prazo máximo de 48 horas, após contacto pelo doente ou seu representante.


  • Tenho um código de acesso para realizar o teste: sou suspeito de COVID-19?
    Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38º) ou dificuldade respiratória (dispneia) são considerados suspeitos de COVID-19.

  • Tenho um código de acesso para realizar o teste: posso fazer o teste noutro local?
    Sim. Se tiver um código de acesso poderá contactar um dos laboratórios de referência da lista publicada pela Direção-Geral da Saúde ou contactar o Centro de Testes à COVID-19 de Torres Vedras.

  • Tenho marcação para realizar o teste: vou cruzar-me com outros suspeitos de COVID-19?
    As marcações são feitas para que os testes se realizem de 10 em 10 minutos, evitando que os utentes se cruzem entre si.

  • Necessito de fazer alguma preparação antes de realizar o teste?
    Não. Se o paciente estiver com rinorreia (corrimento nasal) abundante será pedido para que se assoe antes de realizar o exame.

  • Devo levar máscara? E luvas?
    Será fornecida uma máscara quando o paciente chegar ao local, onde também será feito o registo de temperatura e a passagem das mãos por uma solução de álcool-gel. Não é necessário levar luvas.


  • Posso ir acompanhado?
    É preferível que se dirija ao centro de testes sozinho.


  • O que devo fazer depois de realizar o teste?
    Depois de realizado o teste deve dirigir-se a sua casa, quer esteja em quarentena quer seja um dos profissionais que continuam a laborar (a não ser que seja indicado pelo seu médico manter a sua atividade normal).

    O resultado do teste será comunicado via e-mail e chamada telefónica.

Notícias / COVID-19

Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 2 de agosto
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 1 de agosto
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 31 de julho
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 30 de julho
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 29 de julho
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 28 de julho
voltar ao topo ↑