Torres Vedras

COVID-19: Cultura

Conteúdos desta página

  1. Cultura
  2. Emergência Cultural Torres Vedras 2020


Consulte todas as medidas excecionais de resposta à COVID-19 adotadas pelo Governo no âmbito da cultura


Cultura

  • Equipamentos municipais abertos ao público | terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

    • Atelier do Brinquedo
    • Azenha de Santa Cruz
    • Biblioteca Municipal (segunda a sexta-feira)
    • Centro de Interpretação da Comunidade Judaica
    • Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras
    • Centro de Interpretação do Castelo
    • Paços – Galeria Municipal (todos os dias)
    • Museu Municipal Leonel Trindade
    • Posto de Turismo de Torres Vedras – Praça da República
    • Posto de Turismo de Torres Vedras – Paços do Concelho (todos os dias, exceto à terça-feira)


  • Centro Interpretativo da Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira | das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. Sábado e domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 


  • Proibição da realização de festas, festivais e espetáculos de natureza análoga, no concelho de Torres Vedras, até 30 de setembro de 2020.

  • Todos os eventos do Município de Torres Vedras até ao dia 30 de junho foram cancelados. Entre os eventos abrangidos pelo cancelamento encontram-se todos os espetáculos que integravam a programação do Teatro-Cine de Torres Vedras e os concertos da Temporada Darcos que se realizariam no Concelho.

  • Encontram-se suspensas todas as atividades e eventos culturais promovidos pelo Município em recinto fechado.
  • Encontra-se suspenso o licenciamento de qualquer tipo de eventos em todo o território municipal.

  • Medidas de apoio a instituições e associações no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário:

    • Suspensão do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e manutenção dos apoios anuais à cultura protocolados em 2019, majorados em 25%.

    • Criação de um programa de incentivo e apoio à criação artística, que disponibilize aos criadores e às estruturas de criação condições e financiamento para a produção e transmissão de conteúdos digitais.

    • Reagendamento de todos os espetáculos e atividades de natureza cultural previstos para o período entre 1 de março e 30 de junho, com pagamento imediato de 50% do valor do contrato.

    • Manutenção da atividade cultural do Município, através da emissão de conteúdos próprios com a participação de agentes culturais locais, difundidos nas redes sociais dos equipamentos e serviços municipais de cultura.

Emergência Cultural Torres Vedras 2020 

Ciclo de programação em linha

Face ao atual contexto de Estado de Emergência, estão a ser criadas estratégias que permitam a prestação de um serviço público aos cidadãos nas áreas da cultura, artes e educação. Importa, em conjunto, encontrar mecanismos capazes de proporcionar o incentivo e o apoio à criação artística, oferecer aos criadores e às estruturas de criação condições de financiamento para a produção, transmissão e apresentação de obras realizadas durante esta época.

Neste sentido, encontra-se a ser construída uma programação com projetos a realizar para serem apresentados nas próximas semanas. Assim, apela-se à criação de conteúdos que serão apresentados na página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras, em diferido, e segundo uma grelha a disponibilizar semanalmente. A Câmara Municipal de Torres Vedras propõe-se a adquirir conteúdos artísticos específicos junto de criadores nacionais e agentes locais e para isso solicita a apresentação de projetos seja no âmbito das artes, do serviço educativo e/ou da promoção de debates culturais.

É, deste modo, assumida uma posição solidária com as artes e a cultura, mantendo o compromisso de acesso a bens culturais, pelo público que nos tem procurado, e para o qual se pretende construir uma programação que a todos convoque. Este é um tempo de abertura e diálogo construtivos. Será uma estratégia pontual em que através da criatividade coletiva e individual importa incentivar a fruição para todos os públicos. Importa abrir o espaço público virtual aos cidadãos e solicitar participações e partilhas que promovam a aproximação e o mútuo apoio.

Saiba mais sobre o ciclo Emergência Cultural Torres Vedras 2020 aqui.

Oficinas de Verão

De 8 de julho a 26 de agosto, os serviços educativos municipais dinamizam oficinas online para os mais novos. Ao todo são oito atividades promovidas pelos serviços educativos da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, da Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, do Museu Municipal Leonel Trindade, do Centro de Educação Ambiental, do Robótica para Todos e do Quero ser Cientista.
 
Para cada oficina serão disponibilizados 30 kits com os materiais necessários, que devem ser levantados na Biblioteca de Praia de Santa Cruz. Para obter o kit inscreva-se através do telefone 261 933 543 ou do e-mail bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt.

Saiva mais sobre as Oficinas de Verão aqui.


Notícias / COVID-19

Imagem da Notícia Coordenação da resposta ao surto de COVID-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 6 de agosto
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no Lar de Nossa Senhora da Luz
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 5 de agosto
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras a 4 de agosto
Imagem da Notícia Torres Vedras substitui coberturas com amianto em nove escolas do concelho

Torres Vedras substitui coberturas com amianto em nove escolas do concelho

04.08.2020

O Município de Torres Vedras vai substituir coberturas em fibrocimento com amianto em nove estabelecimentos de ensino do Concelho. Em causa estão as escolas básicas de Campelos, Freiria, Maxial, Padre Vitor Melícias, São Gonçalo, Silveira e Torres Vedras, assim como a Escola Básica e Jardim de Infân (...)

voltar ao topo ↑