Torres Vedras

PR9 TVD - Rota dos Encantos

PR9O percurso tem o seu inicio junto à Igreja Matriz do Turcifal, seguindo depois em direção à Junta de Freguesia, virando à esquerda para passar pela encantadora Capela do Espírito Santo. Após passar pelo complexo desportivo segue por entre vinhas, em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe até chegar à Cadriceira.

A partir daqui tem inicio a subida à Serra do Socorro, por entre densos eucaliptais, que será recompensada por uma vista deslumbrante no seu topo, onde se situa a Ermida de N. Sra. do Socorro. Inicia-se então a descida, passando junto à Quinta de À-do-Guerra, seguida de nova subida à Serra do Monte Deixo. A descida para o Furadouro segue por uma parte do caminho militar, em que ainda é bem visível o seu característico empedrado.

Passado o Furadouro tem inicio mais uma subida em direção ao Forte da Archeira, seguindo o percurso pela cumeada sobranceira à A8, passando também pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, situado junto a Figueiredo.

Segue depois em direção ao pouco visível Forte do Catefica, onde segue um dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção à Mugideira.

Quase com o Turcifal à vista, ainda há tempo de passar pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida, junto da Igreja Matriz.

Trilhos GPS

Ficha técnica

Localização: Freguesias de Turcifal, União das Freguesias de Dois Portos e Runa, União das Freguesias de Torres Vedras e Matacães
Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular

Pontos de Partida e chegada: 

  • Turcifal – Junto à Igreja Matriz
  • Serra do Socorro
  • Figueiredo – Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira

Distância Total: 22 Km
Altitude: Max: 395m | Min: 50m
Acumulado de subida: 725 metros
Duração total: 5 horas
Grau de Dificuldade: Médio
Época aconselhada: todo o ano

Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000, Série M888, folha nº 374, 375 e 389, do instituto Geográfico do Exército.