PR9 TVD - Rota dos Encantos

O percurso da Rota dos Encantos tem início junto à Igreja Matriz do Turcifal, seguindo em direção à Junta de Freguesia, virando à esquerda para passar pela Capela do Espírito Santo. Após passar pelo complexo desportivo segue, entre vinhas, em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe até chegar à Cadriceira.
Aqui tem início a subida à Serra do Socorro, por entre densos eucaliptais, que será recompensada por uma vista deslumbrante no seu topo, onde se situa a Ermida de N. Sra. do Socorro. Inicia-se, então, a descida, passando junto à Quinta de À-do-Guerra, seguida de nova subida à Serra do Monte Deixo. A descida para o Furadouro segue por parte do caminho militar, em que ainda é bem visível o seu característico empedrado.
Passado o Furadouro tem inicio mais uma subida em direção ao Forte da Archeira, com o percurso a seguir pela cumeada sobranceira à A8, passando pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao antigo Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (junto a Figueiredo).
Segue-se em direção ao pouco visível Forte do Catefica, onde segue um dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção à Mugideira.
Quase com o Turcifal à vista, ainda há tempo de passar pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida, junto da Igreja Matriz.
FICHA TÉCNICA DO PERCURSO
- Localização:
- Concelho: Torres Vedras
- Freguesia do Turcifal, União das Freguesias de Dois Portos e Runa, Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Tipo de percurso: Pequena Rota Circular
- Pontos de partida e chegada:
- Turcifal: Junto à Igreja Matriz
- Serra do Socorro
- Figueiredo: Antigo Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira
- Distância total: 22 km
- Altitude:
- Máxima: 395 m
- Mínima: 50 m
- Acumulado de subida: 725 m
- Duração total: 5 horas
- Grau de dificuldade: Médio
- Época aconselhada: Todo o ano
- Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000, Série M888, folha nº 374, 375 e 389, do instituto Geográfico do Exército.
ATENÇÃO: Este percurso não dispõe de sinalização no terreno. Apenas é possível realizá-lo recorrendo à orientação por mapa (folheto) ou por GPS.
Trilhos GPS
Folheto
Online