Torres Vedras

PR3 TVD - Rota das Lapas

A Rota das Lapas é um percurso circular com uma extensão de 17 km englobando duas derivações, o PR3.1 com cerca de 8 km e o PR3.2 com 11 Km.
O PR3.1 separa-se em Matacães ao Km 6, antes da subida para os moinhos eólicos e os caminheiros deverão seguir as indicações que os levarão de retorno à Quinta das Lapas.
O PR3.2 separa-se em Monte Redondo, junto à Igreja do Divino Espírito Santo, ao Km 10 e os caminheiros devem seguir a estrada municipal 575 até á Quinta das Lapas.
A Quinta das Lapas, uma das mais belas da Região, classificada pelo IPAR, como bem imóvel de interesse público, actualmente funciona como centro de recuperação de toxicodependentes. O seu conjunto de casas e jardins representa um dos exemplos mais significativos dos efeitos teatrais perseguidos pela arquitectura civil barroca, inspirada em modelos eruditos do renascimento italiano.

 

Ficha Técnica

Nome do Percurso: Rota das Lapas
Localização: Concelho de Torres Vedras, Freguesia de Matacães e Monte Redondo
Acessos: EM 575: Monte Redondo » Matacães; EN 115-2: Torres Vedras » Monte Redondo; EN9: Torres Vedras » Alenquer.
Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
Ponto de Partida e Chegada: Lapas Grandes (Quinta das Lapas); Matacães (junto à Junta da Freguesia); Monte Redondo (junto à Igreja Matriz).
Distância: PR3: 17 Km /Distância Total incluindo ramais e variações: 21Km
Desníveis Acumulados: +303 m; -303m
Altitude: Max.: 303 m » Min.: 63 m
Duração: 5 horas
Grau de Dificuldade: PR3 –Dificuldade Média » PR3.1 - Fácil » PR3.2 – Média.
Época Aconselhada: Todo o Ano
Cartografia: Carta Militar de Portugal, série M 888, folha n.º 375- Instituto Geográfico do Exército


Tendo em conta a possibilidade permanente de vandalismo da sinalização do percurso pedestre, aconselha-se a orientação através de meios complementares (folheto ou gps).

Folheto

Online

PR3

PR3.1

PR3.2