Eventos desportivos

Troféu Internacional Joaquim Agostinho

Torres Vedras sempre foi um concelho com tradição no ciclismo e com praticantes a competirem ao mais alto nível nacional e internacional, tendo como expoente máximo o malogrado Joaquim Agostinho.

Grande Prémio Internacional de Torres Vedras teve início em 1978 e, atualmente, é uma das provas portuguesas com maior cotação no calendário da União Ciclista Internacional (UCI).

A sua organização resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a União Desportiva do Oeste e realiza-se na primeira quinzena do mês de julho.

O Grande Prémio Internacional de Ciclismo – Troféu Joaquim Agostinho, é um dos grandes eventos desportivos do Concelho de Torres Vedras e, como tal, tem como principal objetivo a promoção e divulgação do nome e da cidade de Torres Vedras, bem como homenagear a grande figura do ciclismo português, o torriense Joaquim Agostinho.

Cross Internacional de Torres Vedras – Corta Mato dos Matos Velhos

O Cross de Torres Vedras – Corta Mato dos Matos Velhos é uma prova desportiva implementada no concelho em 1981. Fundada pelo Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo dos Matos Velhos, atualmente integra competições nacionais de corta-mato e figura no calendário da Federação Portuguesa de Atletismo.

O evento começou por se realizar na localidade de Matos Velhos, passando alguns anos mais tarde para a Cidade de Torres Vedras, mais concretamente para o Parque Verde da Várzea, geralmente no mês de novembro.

O Cross de Torres Vedras é um dos grandes eventos desportivos do concelho e, como tal, tem como um objetivo a promoção e divulgação do nome e da cidade de Torres Vedras.

Pretende-se também promover a modalidade e motivar os jovens para a prática regular da mesma, tendo em conta as fortes raízes que possui no concelho.

Santa Cruz Ocean Spirit

O Santa Cruz Ocean Spirit é um festival internacional de desportos de ondas, realizado desde 2007 na praia de Santa Cruz, concelho de Torres Vedras.

O festival carateriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nos mais diversos desportos de ondas: Surf, Bodyboard, Kitesurf, Kayaksurf, Waveski, Windsurf e Stand Up Paddle.

Mas se o mar é o centro de todas as atenções, também a areia é palco de diversas atividades, sejam de experimentação dos diversos desportos, na piscina ali instalada, seja pela presença de diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como escolas de surf e restantes modalidades, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.

Tendo os desportos de mar, de dia, como o expoente deste evento único, o mesmo não se esgota com o chegar da noite. O por do sol é o cenário do que acontece no palco sunset e já de noite e até de madrugada, o palco principal recebe diversas bandas e djs que animam o areal.

A praia é o grande palco onde tudo acontece, seja no mar, seja na areia.

Este é um festival destinado aos amantes dos desportos de ondas, bem como a toda a família, com o objetivo de incentivar o público à prática de desportos de ar livre e a hábitos de vida saudáveis.

Festas da Cidade de Torres Vedras

As Festas da nossa cidade, assumem-se, ano após ano, como um evento de e para todo o concelho.

Do seu vasto programa destacam-se as tasquinhas dinamizadas pelas freguesias do concelho, o Festival do Vinho de Torres Vedras, o Festival do Pastel de Feijão, o Festival Acordeões do Mundo e muita animação.

Para além destas iniciativas realizam-se todos os anos várias atividades desportivas que pretendem promover hábitos de vida saudáveis.