Torres Vedras

Atividade física informal

Night Run

Todas as quartas feiras, de 8 de março a 13 de dezembro de 2017, às 21h15m

Praça Machado Santos (Praça da Batata), Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras convida a população a exercitar-se em Torres Vedras e a fruir a cidade às quartas-feiras à noite, por meio da iniciativa Torres Vedras Night Run.

Além das atividades já proporcionadas nos anos anteriores, a novidade em 2017 é a possibilidade de participar num grupo onde se pretende facilitar a transição da caminhada para a corrida de uma forma natural e gradual.

  • Caminhada de 5 kms;
  • Caminhada de 6 Kms;
  • Iniciação à corrida: 8 Kms;
  • Corrida de 9 a 10 kms;
  • Corrida de 10 a 11 kms.

Antes da partida é feito um aquecimento em grupo e à chegada exercícios de alongamentos.

Os percursos não estão marcados, sendo orientados por guias devidamente identificados, que os abrem e fecham. A atividade é inclusiva, ou seja, tem por objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo, permitindo a prática informal e descontraída de atividade física, a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a dinamização do centro de Torres Vedras com a passagem por locais emblemáticos desta cidade.

A participação é aberta a toda a população, não requer inscrição prévia, sendo apenas necessário, como requisitos, a boa disposição, o gosto pela prática de atividade física e o espírito de grupo e entreajuda.

Mexa-se

O Programa de Atividade Física Informal “Mexa-se”, é um programa de atividade e animação desportivas que se realiza no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, entre 15 de maio e 14 de julho (consultar programa) das 19h15 às 20h.

Esta iniciativa consiste num conjunto de aulas de grupo, dois dias por semana, que se realizam em parceria com os ginásios do concelho.

A participação nas atividades deste Programa é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

Objetivos

  • Promover a utilização do Parque Verde da Várzea, como espaço de excelência para a prática da atividade física
  • Proporcionar a prática de atividades físicas a diferentes públicos num contexto de ar livre
  • Promover a melhoria da qualidade de vida, através da criação de hábitos de prática de actividade física

Dia Fitness - É Hoje!

Calendarização: Primeiro sábado de cada mês

Programa: Experimentação gratuita de diversas modalidades nos ginásios da cidade de Torres Vedras.

Os benefícios da prática regular de atividade física e desportiva são cada vez mais relevantes e conhecidos de todos, não só no que diz respeito à aptidão física e desportiva mas como um comportamento determinante da saúde e da capacidade funcional.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a acumulação de 30 minutos de atividade física diária, de intensidade pelo menos moderada.

Apesar desta consciencialização, 64% dos portugueses nunca fazem exercício físico ou desporto, muito acima da média europeia de 42% (Eurobarómetro 2014).

A falta de motivação para iniciar a atividade física é uma barreira considerável e muitas vezes difícil de ultrapassar. Por outras palavras, o difícil é começar.

E é neste contexto que a Câmara Municipal criou um programa em parceria com os ginásios da cidade de Torres Vedras, de forma a proporcionar gratuitamente a experimentação de inúmeras atividades físicas orientadas por técnicos.

Até dezembro, todos os primeiros sábados de cada mês, há sete ginásios que abrem as suas portas e convidam a população a melhorarem a sua qualidade de vida.