Zona envolvente ao antigo Matadouro vai ser intervencionada a breve prazo

20.06.2017

A requalificação urbana e paisagística do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal, futuro Centro de Artes e Criatividade (CAC), vai avançar a breve prazo.

O lançamento do respetivo concurso foi aprovado recentemente em reunião de Câmara.

De referir que esse projeto encontra-se enquadrado pelo Plano de Pormenor do Choupal e Áreas Envolventes, dando resposta ao seu desígnio estratégico fundamental para esta área – transformar uma estrada nacional numa rua urbana, integrando-a desse modo na estrutura urbana nuclear da cidade e anulando a condição periférica que atualmente a caracteriza.

Dando resposta aos desígnios estratégicos daquele plano de pormenor, a proposta integra e articula fatores como a mobilidade pedonal e ciclável, a valorização ambiental e a criação de espaços pedonais de estadia inscritos nos percursos urbanos.

Novo alinhamento e caracterização da Rua Leonel Trindade/Cruz das Almas

Prevê-se o reperfilamento do eixo viário existente, afastando a via do edifício do antigo matadouro e alargando o espaço pedonal a norte/nascente da mesma, a materialização do espaço amplo de estadia axial e a sul/poente do antigo matadouro, antecipando-o como espaço de dinamização do futuro CAC, e a integração de uma ciclovia que una o Choupal a esse equipamento.

O desenho urbano do espaço da rua integra-se num contexto de espaços verdes já qualificados e a qualificar. Neste contexto, o uso de alinhamentos arbóreos na caracterização espacial do espaço da rua Leonel Trindade/Cruz das Almas estabelece enfiamentos visuais que mitigam o efeito do trânsito sobre as zonas pedonais e cicláveis, criando um efeito cenográfico que marca a chegada à cidade para quem circula de automóvel. Protegido da via automóvel pelo conjunto definido pela ciclovia e espaço verde, o espaço de circulação pedonal caracteriza-se pela faixa acessível em lajedo de pedra e pela calçada miúda de vidraço. As passadeiras serão niveladas com o passeio e disporão de sinalética de pavimento destinada a cegos e amblíopes.

A configuração da ciclovia serpenteia por uma faixa verde arborizada que a protege da via e lhe dá um carácter adequado, tanto ao uso diário, como ao uso lúdico por pessoas de todas as idades.

Enquadramento do CAC

O enquadramento do CAC entre dois maciços arbóreos a poente e nascente facilita a transição de escala do edifício com a envolvente edificada próxima. Estes maciços arbóreos cumprem propósitos diferentes: o espaço arborizado a sul do CAC cria um espaço de estadia pedonal sob as copas das árvores; o maciço arbóreo a norte do antigo matadouro protege e ensombra o espaço de estacionamento de apoio ao CAC e um espaço de estadia no topo da zona de estacionamento que se relaciona diretamente com o núcleo edificado a requalificar para fins sociais.

Bolsas de estacionamento e plataformas de transportes coletivos

Prevê-se a criação de uma faixa de estacionamento no lado sul/poente da via. Esta opção, não perturbando o fluxo de trânsito, permite criar um espaço de atenuação do impacto do trânsito sobre o futuro jardim da Vala dos Amiais, ficando na charneira de apoio tanto aos visitantes do CAC como aos utilizadores do espaço verde a requalificar. A bolsa de estacionamento a nascente do antigo matadouro reabilita o espaço existente em terra batida, organizando um espaço qualificado de estacionamento envolto num maciço arbóreo.

A localização das plataformas de transportes coletivos é prevista no sentido de melhorar o serviço existente. A plataforma dupla prevista, a norte da via e do lado do CAC, pretende reservar uma zona de paragem para transporte de excursões de visita a este equipamento. De apoio à paragem de autocarros do operador está prevista a instalação futura de Paragens de Chegada e Correspondência (PCC) em ambos os sentidos. A paragem a nascente do CAC prevê-se na área de confluência da superfície comercial contígua à área de intervenção.

Consolidação de escarpa e requalificação de escadas e espaço central do Bairro Reis

No âmbito da obra está prevista uma intervenção de consolidação da escarpa localizada no tardoz do CAC, escarpa que resultou de uma antiga utilização como pedreira de saibro.

As escadas existentes que envolvem a escarpa encontram-se em estado degradado, apresentando problemas de mobilidade e segurança para os transeuntes. Estas escadas serão intervencionadas de modo a contribuir para a segurança estrutural da própria escarpa e a mobilidade pedonal, configurando o acesso enquanto escadas acessíveis ao abrigo da lei das acessibilidades.

O espaço central do Bairro Reis, que culmina o percurso ascendente das escadas da escarpa, será requalificado e arborizado, criando-se um largo urbano à cota alta com uma relação privilegiada com a paisagem e os percursos pedonais requalificados a que se vincula.

A Requalificação Urbana e Paisagística do Espaço Público Envolvente ao Antigo Matadouro Municipal estende-se a uma área de intervenção de cerca de 15.000m2 e corresponde a um investimento total de 1.468.858€, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Última atualização: 08.03.2019 - 17:46 horas