Zona balnear do Concelho foi alvo de visita técnica

26.08.2019

O presidente da Câmara Municipal realizou no dia 23 de agosto uma visita técnica à zona balnear do Concelho.

No decorrer dessa visita, Carlos Bernardes teve oportunidade de contactar e trocar impressões com concessionários de praia, nadadores-salvadores e banhistas, observando in loco as condições e os serviços proporcionados a estes últimos em várias praias torrienses.

Deste périplo, concluiu-se que a época balnear no Concelho, que teve início no dia 15 de junho e prolonga-se até ao próximo dia 15 de setembro, está a decorrer dentro da normalidade.

A visita foi efetuada na viatura do Projeto “Praia Segura”, o qual consiste, recorde-se, no patrulhamento da costa do Concelho durante a época balnear por um nadador-salvador e um militar da Autoridade Marítima Nacional numa viatura devidamente equipada. Recorde-se que este projeto conta este ano com um upgrade, que passa pela vigilância da costa do Concelho por meio de parapente. Trata-se de um projeto-piloto de vigilância inovador, a desenvolver entre 2019 e 2022, em cooperação com a Paravoar - Associação de Parapente.

De referir também, no âmbito da segurança balnear, que a Câmara Municipal apoiou a realização de um curso de nadadores-salvadores que se realizou no Concelho nos meses de maio e junho. Também antes do início da época balnear, a Câmara Municipal realizou uma sensibilização junto dos concessionários de praia torrienses para adoção de boas práticas ambientais, nomeadamente no que se refere à redução do uso de plástico descartável.

Recorde-se que a costa do Concelho é uma referência nacional, possuindo 11 praias com Bandeira Azul (Porto Novo, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa e Azul), nove galardoadas no âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para Todos!” (Foz, Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Santa Helena, Navio, Santa Rita-Sul, Santa Rita-Norte e Porto Novo), 12 com Qualidade de Ouro (Azul, Formosa, Santa Helena, Santa Cruz-Centro, Física, Pisão, Mirante, Navio, Vigia, Santa Rita-Sul, Santa Rita-Norte e Porto Novo), para além do Concelho ter sido distinguido pelo programa internacional “Quality Coast” (que comprova que o mesmo, enquanto território costeiro, apresenta um desempenho sustentável).

Última atualização: 27.08.2019 - 10:27 horas