Voluntariado de proximidade dinamizado nas freguesias urbanas

20.01.2011

Prestar apoio social a pessoas e/ou famílias em contexto domiciliário é o objetivo do Voluntariado de Proximidade, um dos projetos que está a ser desenvolvido pelo Banco Local de Voluntariado.

Este projeto, dinamizado nas freguesias de Santa Maria do Castelo e S. Miguel e de S. Pedro e Santiago, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e o Lar de S. José, envolvendo seis voluntários, foi apresentado no dia 17 de janeiro, de forma a se assinalar o 5.º aniversário daquele banco.

Para além do Voluntariado de Proximidade, o Banco Local de Voluntariado está atualmente a desenvolver outros projetos, nomeadamente: Ser Voluntário é Fixe (que tem como objetivo aumentar a participação ativa dos alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste em atividades voluntárias), Módulos Pedagógicos (que consiste na apresentação de conteúdos sobre o voluntariado em escolas), Ler + Próximo (que se centra na realização de atividades relacionadas com a leitura junto de população idosa de freguesias do interior do concelho), Rede de Voluntariado Empresarial Local e Histórias para fazer ÓÓ (que visa formar e sensibilizar pais da Boavista-Olheiros para a leitura de histórias infantis).

De referir que atualmente o Banco Local de Voluntariado conta com 106 voluntário e 37 entidades promotoras de voluntariado, abrangendo diversos domínios (solidariedade social, ambiente, cultura, educação, desporto e proteção civil). Este banco envolveu, nos últimos cinco anos, 351 voluntários, sendo também de mencionar que no âmbito do mesmo têm se realizado formações destinadas aos voluntários e às entidades promotoras de voluntariado.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas