Vida no Castro do Zambujal foi recriada

24.04.2017

Foi com um "Fim de semana pré-histórico no Castro do Zambujal" que a Câmara Municipal assinalou este ano o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A primeira ação da iniciativa aconteceu no dia 18 de abril, no Museu Municipal Leonel Trindade, onde foi proporcionada uma visita guiada à exposição “Histórias do Zambujal – 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras”.

Posteriormente, nos dias 22 e 23 de abril, foi o Castro do Zambujal a acolher as atividades da iniciativa.

Neste primeiro dia, à tarde, proporcionou-se visitas-guiadas e ateliês temáticos, como de pintura, confeção de adornos pré-históricos, tiro ao arco e execução de talhe de pedra.

Estas ações voltaram a ser proporcionadas na manhã do dia seguinte, para além de ateliês temáticos de cestaria, técnicas de reprodução de fogo na pré-história e demonstração de cozinha pré-histórica.

Ainda nesse dia, pela tarde, realizou-se uma palestra ao ar livre com Francisco Silva, representante da Paleo XXI, a qual se constituiu como uma “conversa descomplicada” sobre o estilo de vida "Paleo", focando especialmente os hábitos alimentares.

Cerca de 400 pessoas participaram nestas atividades.

Última atualização: 12.03.2019 - 14:40 horas