Torres Vedras

Vaivém Oceanário traz literacia azul a Santa Cruz

18.07.2017

Vaivém Oceanário

Enquanto na Praia do Mirante decorre a ação do Santa Cruz Ocean Spirit, no centro de Santa Cruz o festival volta a receber o Vaivém Oceanário, com a vertente de educação ambiental, e que “assentou arraiais” no Largo Jaime Batista da Costa. A iniciativa visa oferecer experiências educativas e ensinar a conservar a natureza. Além disso leva também o Santa Cruz Ocean Spirit para o centro de Santa Cruz.

Desde o primeiro dia em Santa Cruz, o projeto já recebeu 800 a 900 participantes. “A ideia é levar literacia azul a todos. Falar não só sobre o Oceanário, mas sobre o oceano”, começa por explicar Tomás Santos, responsável pelo Vaivém Oceanário, um projeto do departamento de educação do Oceanário de Lisboa e que já chegou a mais de 220 mil participantes num total de 188 municípios.

“Este é um projeto para todas as idades. Não é só para as crianças. O objetivo é explorar esta ligação que  temos com o mar, porque precisamos conhecer para proteger. Essa é a principal mensagem. Queremos que percebam que tipo de ecossistemas podemos encontrar em Portugal, que tipo de espécies, desmistificar muitas ideias pré-concebidas, desde o antigamente até aos dias de hoje.  A sessão é dividida em duas partes. O interior do Vaivém funciona como uma sala de cinema, com apresentações de acordo com a faixa etária e aí exploramos vários temas. O tema principal “Portugal é mar”  versa a nova definição do território português, falamos das  profissões ligadas ao mar, da biodiversidade da nossa costa, tocamos em assuntos como consumo sustentável de peixe e marisco, a alteração de comportamentos em relação ao lixo, o efeito que esse lixo depois tem na cadeia alimentar”, enumera Tomás Santos.

O Vaivém Oceanário estará em Santa Cruz até ao dia 23, último dia do Santa Cruz Ocean Spirit, todos os dias das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30. Este é um projeto que projecto que percorre o país de janeiro a dezembro, e que tem como próxima paragem a Praia da Vieira, de 1 a 7 de agosto.