Potencialidades culturais locais debatidas "Um Degrau Acima”

26.11.2014

“Um Degrau Acima” foi recentemente proporcionado em Torres Vedras.

Tratou-se de um encontro realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, organizado pela Câmara Municipal, que envolveu nomes de referência do panorama cultural e político nacional, e teve como fundamento o desejo de aprofundar o mapeamento das potencialidades e dos recursos dos territórios locais, tornando-os matéria de criação artística, incluindo-os numa cadeia de valores, e dessa forma valorizá-los também.

Procurou-se nesta iniciativa trocar informações e refletir sobre como se podem implementar estratégias de mediação entre os vários níveis de decisão que envolvem a valorização dos espaços e das infraestruturas locais. Como se pode maleabilizar e permitir a criação de conteúdos relacionados com as potencialidades locais.

O programa deste encontro incluiu um workshop com Toni González, realizado na Cooperativa de Comunicação e Cultura, subordinado à temática “Rotas de Internacionalização”; e conferências no Centro de Educação Ambiental: “Mapeamento e Valorização de Potencialidades Locais através das Artes e da Cultura”, “A Internacionalização da Cultura”, “Estratégias de Mediação para as Artes e a Cultura” e “Do Local ao Internacional – Práticas Integradoras”, que tiveram como oradores nomes como Rui Vieira Nery (diretor-adjunto do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian), José António Pinto Ribeiro (ministro da Cultura do XVII Governo Constitucional de Portugal), Luís Campos e Cunha (ministro das Finanças do XVII Governo Constitucional de Portugal), João Bonifácio Serra (professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha), José Bastos (vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e diretor do Centro Cultural Vila Flor), João Aidos (programador e gestor cultural e ex-diretor geral das Artes), Ricardo Areias (diretor do Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura de Guimarães), Henrique Cayatte (designer, ilustrador e ex-presidente do Centro Português de Design), Carlos Martins (presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas da Região Norte) e Rodrigo Francisco (diretor da Companhia de Teatro de Almada e do Teatro Municipal Joaquim Benite).

Última atualização: 27.05.2020 - 19:59 horas