Troféu Joaquim Agostinho vai completar quatro décadas

23.06.2017

Um pelotão de 132 corredores, de nove nacionalidades provenientes de três continentes, irá disputar entre 5 e 9 de julho a 40.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho.

A corrida portuguesa que integra há mais tempo ininterruptamente o calendário internacional regressou este ano aos cinco dias de prova, tendo assim quatro etapas em linha e um prólogo, totalizando 654 quilómetros.

Além de mais um dia de competição, esta 40.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho apresenta outras novidades, entre elas alguns dos locais de partida e chegada, e a divisão da 3.ª etapa em dois setores.

Começamos então pelo prólogo, que tem lugar no Turcifal, no dia 5 de julho. Em sistema de contrarrelógio, esta prova tem início às 17h e a extensão de 8 quilómetros.

No dia seguinte, é altura da primeira etapa em linha, com partida na Adega Cooperativa da Ventosa. A tirada tem 140 quilómetros e termina na localidade de Arruda dos Vinhos.

Quanto ao terceiro dia de prova, fica marcado pela subida ao Alto de Montejunto onde a meta final irá coincidir com uma Meta de Montanha de 1.ª categoria. A partida para esta etapa de 155 quilómetros tem lugar no Sobral de Monte Agraço.

O quarto dia apresenta assim a grande novidade desta 40.ª edição, uma etapa dividida em dois setores. O primeiro setor tem 78 quilómetros, partida em Atouguia da Baleia e a chegada a coincidir com mais uma Meta de Montanha, desta feita de 3.ª categoria, na localidade de Vimeiro. O segundo setor é finalizado no já conhecido Circuito de Torres Vedras, que se apresenta com 111 quilómetros exigentes, visto que é marcado por subidas e descidas constantes com elevado grau de dificuldade. O segundo setor ficará ainda marcado pela inauguração da Rotunda Pelotão, homenagem da edilidade torriense aos ciclistas.

No último dia, mais uma passagem pelo Alto de Montejunto, desta vez numa tirada que vai ligar São Martinho do Porto ao Parque Eólico de Carvoeira passando por um elevado número de municípios do Oeste. Esta etapa é a mais longa desta edição, com 162 quilómetros, e conta com contagens de montanha, entre elas o Alto de Montejunto, de 1.ª categoria, e o Parque Eólico da Carvoeira (meta final), de 3.ª categoria.

Equipas presentes: Sporting/Tavira; RP/Boavista; Louletano/Hospital de Loulé; W52/FC Porto; Miranda/Mortágua; Efapel; LA Aluminios/Metalusa Blackjack; Jorbi/Team José Maria Nicolau; SICASAL/Constantinos/UDO; Liberty Seguros/Carglass; Burgos BH (ESP); Armeé de Terre (FRAN); Caja Rural (ESP); Lokosphinx (RUS); Team Sparebanken sor (NOR); Euskadi Basque Country/Murias (ESP); Moreira Congelados.

Prólogo: Turcifal – Turcifal, 8 km. Partida 1.º corredor: 17h

1.ª etapa: 12h30, Ventosa (Adega Cooperativa) – Arruda dos Vinhos, 15h55 | 140km

2.ª etapa: 11h30, Sobral de Monte Agraço – Alto de Montejunto, 15h14 | 155km

3.ª etapa: 1.º setor: 10h, Atouguia da Baleia – Vimeiro, 11h51 | 78km

2.º setor: 16h, Torres Vedras (circuito),  18h45 | 111km

4.ª etapa: 12h10, S. Martinho do Porto – Carvoeira (parque eólico), 16h16 | 162km

Camisolas

Amarela | Oeste Portugal-Comunidade Intermunicipal do Oeste - Class. Geral Individual Tempos

Cinza  | ModeCort - Class. Geral por Pontos

Azul | CUF - Class. Geral da Montanha

Roxa | Adega Ventosa – Alma Vitis - Class. Geral do Combinado

Branca | Pretrab - Class. Geral Metas Volantes

Laranja | IPDJ - Class. Geral da Juventude

Faixa de vencedor da Etapa | Ô Hotel Golf Mar / Águas do Vimeiro

Prémio vencedor da Etapa | Colchões Bom Repouso

Alterações ao Trânsito

5 de julho, quarta-feira | Prólogo » Turcifal – Turcifal, 8 km

No dia 5 de julho, haverá o PRÓLOGO do TURCIFAL que origina trânsito cortado, das 16h30 às 19h30, nas ruas do itinerário e entre Mugideira - Cadriceira.

8 de julho, sábado | 3.ª etapa

No dia 9 de julho, a chegada da 3.ª etapa - 2.º setor será antecedida do Circuito (antigo) de Torres Vedras com 5 passagens pela linha de Chegada (av. António Leal Ascenção), o que implicará alterações ao trânsito / estacionamento no itinerário e zonas envolventes, entre as 16h-19h:  TORRES VEDRAS - VARATOJO – FIGUEIRAS – S. MAMEDE – SERRA DA VILA – TORRES VEDRAS

Autarquias envolvidas no Troféu Joaquim Agostinho

Municípios: Torres Vedras, Alenquer, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço

Freguesias: UF de A dos Cunhados e Maceira, UF de Carvoeira e Carmões, UF de Carregado e Cadafais, UF de Campelos e Outeiro da Cabeça, JF da Atouguia da Baleia, UF de Dois Portos e Runa, JF da Freiria, UF da Lourinhã e Atalaia, UF do Maxial e Monte Redondo, JF da Ponte do Rol, JF do Ramalhal, JF de São Pedro da Cadeira, JF da Silveira, JF do Sobral de Monte Agraço, JF do Turcifal, JF de São Mamede da Ventosa, JF de São Quintino, Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, JF de S. Martinho do Porto, JF da Ota, JF do Vimeiro, JF do Vilar

A organização é da União Desportiva do Oeste em parceria com a Câmara Municipal.

Última atualização: 08.03.2019 - 17:07 horas