Traçado para ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras foi aprovado

06.12.2022

Fotografia do vereador Francisco Martins e da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues.

O traçado da futura ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras foi aprovado por unanimidade pelo Executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a reunião desta terça-feira, 6 de dezembro. A escolha resulta da análise do estudo de viabilidade, que apresentou três alternativas.

Com cerca de 6 quilómetros, a estrada irá ligar o cruzamento da Estrada Nacional 8-2 com a Rua do Vale de Azenha àquela área empresarial. “É uma grande ambição de todos os torrienses e de todos os que laboram na zona de Palhagueiras e A dos Cunhados” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, na conferência de imprensa que se realizou esta tarde.

A solução contempla duas faixas em cada via de circulação, um separador central e cinco rotundas. Este traçado afigura-se, ainda, como o mais económico e tecnicamente viável, contando com sete milhões de euros no âmbito do contrato de financiamento firmado com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

Recordando a atividade económica local que, diariamente, leva à circulação de cerca de 300 camiões, Laura Rodrigues enfatizou que “será muitíssimo bom em termos de trânsito, mas também ao nível da descarbonização e de melhor qualidade de vida”.

O vereador das Infraestruturas e Obras Municipais, Francisco Martins, destacou que esta ligação “é de capital importância para o desenvolvimento empresarial de toda esta zona”. Francisco Martins explicou que se trata de “uma via muito similar à Variante Poente [na cidade de Torres Vedras], tendo apenas dois pontos de inserção. Vai ter uma fluidez de trânsito muito grande.”

O projeto de execução deverá ser entregue durante 2023, seguindo-se o lançamento do concurso de empreitada, que deverá ocorrer até ao final desse ano. A obra, que integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá ser concluída até ao final de 2026, tendo contratualizado um financiamento de 7 milhões de euros do fundo europeu NextGenerationEU.

O estudo de viabilidade foi desenvolvido pela empresa TPF – Consultora de Engenharia e Arquitetura, S.A.

Última atualização: 07.12.2022 - 18:01 horas